Colóquio WORKING CLIL – Porto, 13-14 de julho de 2023

Content links

Colóquio WORKING CLIL – Porto, 13-14 de julho de 2023

A Direção-Geral da Educação divulga a realização da 3.ª edição do Colóquio Internacional Working CLIL, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), nos dias 13 e 14 de julho de 2023.

Promovido pelo CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, este colóquio, realizado bianualmente, reúne docentes, formadores e investigadores convidados a partilhar a sua visão em torno de questões centrais no âmbito de Content and Language Integrated Learning - CLIL (aprendizagem integrada de conteúdos e língua), uma abordagem que continua em crescimento por todo o mundo e em todos os níveis de educação e ensino, encontrando-se atualmente presente na grande maioria dos sistemas educativos europeus.

Dinamizado em língua inglesa, o colóquio conta com um conjunto de workshops e posters que assumem especial relevância para docentes de todos os níveis de educação e ensino que dinamizem ou tenham interesse em dinamizar ofertas desta natureza.

Cada dia de formação corresponde a uma ação de curta duração (6h), certificada pela FLUP, que releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Mais se informa que o evento conta com dois oradores principais de renome internacional, designadamente:

Oliver Meyer, Professor de Didática do Inglês, na Johannes Gutenberg University, Mainz, Alemanha, e especialista em CLIL e na área das pluriliteracias. Autor de diversos manuais, o seu trabalho inclui a criação de um quadro conceptual para a próxima geração de manuais digitais (Learnscraping: Beyond the Digital Textbook), bem como a sua recente publicação, Beyond CLIL: Pluriliteracies Teaching for Deeper Learning.

Julia Huettner, Professora de English Language Education na Universidade de Viena, Áustria, e especialista em CLIL. Uma das suas áreas de investigação foca-se na relevância da interdisciplinaridade e no trabalho colaborativo nas práticas CLIL enquanto vetores de desenvolvimento de literacias disciplinares bilingues e multilingues. De igual modo, centra-se no potencial da oferta CLIL para a educação, na forma como pode dar resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para a Educação de Qualidade das Nações Unidas.

Pela relevância do tema no contexto educativo nacional, onde as ofertas de educação/ensino bilingue e de CLIL suscitam cada vez mais interesse, a Direção-Geral da Educação, que coordena a implementação de ofertas de CLIL nas línguas espanhola, francesa e inglesa no sistema educativo nacional, junto de parceiros nacionais e internacionais, apoia este evento. 

A participação no evento requer inscrição prévia, sendo que a inscrição economicamente mais vantajosa deverá ocorrer até ao final de maio. Para informação adicional, incluindo inscrição e programa, visite o website oficial do colóquio: https://cetaps.wixsite.com/workingclil2023.