Olimpíadas Internacionais de Química - 2023

Content links

Olimpíadas Internacionais de Química - 2023

A Direção-Geral da Educação congratula-se com a prestação da equipa portuguesa na 55.ª edição destas Olimpíadas, que decorreu em Zurique, de 16-25 de julho, na qual Simone Barreira Morais Pinto, aluna do Colégio Luso Francês, conquistou uma medalha de prata e Tiago Miguel Gomes de Sousa, aluno da Escola Secundária de São João, obteve uma menção honrosa.

No caso da representação de Portugal, a preparação dos participantes nas Olimpíadas Internacionais e nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Química está a cargo do Departamento de Química da Universidade de Aveiro com o auxílio dos docentes Diana Pinto (coordenadora Nacional das Olimpíadas de Química), Amparo Faustino (coordenadora da preparação da equipa), Francisco Avelino e Rita Ferreira. Conta também com a colaboração de alguns estudantes de doutoramento: Vasco Batista. João Pimenta, Carlos Silva, Ricardo Santos e Vitor Almodovar.

As Olimpíadas de Química são promovidas pela Sociedade Portuguesa de Química (www.spq.pt), com o patrocínio do Ministério da Educação e da Fundação Calouste de Gulbenkian, e visam dinamizar o estudo e ensino da Química, proporcionar a aproximação entre as Escolas Básicas e Secundárias e as Universidades, e despertar o interesse pela Química, cativando vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes.

Reiteramos as felicitações não só aos alunos premiados e a toda a equipa portuguesa, mas também aos organizadores, aos docentes e aos alunos de doutoramento que colaboraram na preparação desta equipa.

Da esquerda para a Direita: João Pereira (Mentor), Simone Pinto - Colégio Luso Francês (medalha de bronze), Ana Armada - Colégio D. Diogo de Sousa, Miguel dos Santos Gomes - Escola Secundária Lima de Faria e Tiago Sousa - Escola Secundária de S. João do Estoril (menção honrosa) e Vasco Batista (mentor e chefe da delegação).