Democracia, para que te quero?

Content links

Democracia, para que te quero?

Uma ideia nascida para alguns e que hoje é de todos

Realizou-se, no passado dia 10 de outubro, no auditório do Centro de Educação e Recreio de Vagos, a conferência-debate “Democracia para que te quero?”. Este foi o primeiro episódio, num total de oito, desta iniciativa da TSF em parceria com a Direção-Geral da Educação (DGE).

Movidos pelo mote “uma ideia nascida para alguns que hoje é de todos”, tema deste primeiro episódio, reuniram-se naquela sala várias dezenas de alunos e professores, marcando também presença o Professor Pedro Bento, vereador da Câmara Municipal de Vagos com o pelouro da Educação e o Professor Rui Lourenço representante da DGE. O jornalista da TSF, Fernando Tavares, e o coordenador científico, da Universidade Católica, João Sequeira, conduziram o debate que contou com dois painéis de alunos, constituídos por Luís Almeida, Ana Vieira, Carolina Oliveira, Verónica Ferreira, Ana Julião, José Pereira, Rodrigo Gomes e Martim Martins, que debateram a importância intemporal da democracia, assim como a importância da Constituição, que deve reger uma sociedade democrática. Foram também abordados diferentes pilares da democracia, com especial atenção à liberdade de expressão, considerada, por muitos, o “pilar fundamental” de um Estado democrático.

O debate, que contou também com a participação do público, foi marcado pelo forte e inabalável espírito democrático dos jovens, sentido nos vários momentos da sessão.

Agradece-se às professoras Isabel Capela, Manuela Alves, Amélia Morgado e Teresa Rodrigues e a todos os que contribuíram para o sucesso deste dia.

 

Luís Almeida, 10.ºD

Escola Secundária de Vagos (AEV)