Nobre Casa de Cidadania na Escola
Content links
Nobre Casa de Cidadania na Escola
A Nobre Casa de Cidadania realizou uma sessão de sensibilização à prática de Voluntariado no Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, Setúbal, no dia 27 de novembro.
Desde 2013 que a Nobre Casa de Cidadania atua no âmbito da sensibilização e educação para a Cidadania, promovendo o exemplo individual como impulsionador da melhoria cívica do indivíduo e da sociedade. A Nobre Casa de Cidadania tem distinguido cidadãos que através das suas ações demonstram carácter, integridade, honra e humanidade.
No âmbito da Educação para a Cidadania e da parceria com a Direção de Serviços de Projetos Educativos (DSPE) da Direção-Geral da Educação, a Nobre Casa de Cidadania deslocou-se ao Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, em Setúbal, para uma sessão de sensibilização à prática de Voluntariado.
Esta sessão, realizada no dia 27 de novembro, para além de elementos da DSPE e da Nobre, contou com a presença e testemunho de um Cidadão Nobre – António Silva – homenageado por ter ajudado a trazer refugiados da guerra da Ucrânia e transportar comida e medicamentos para a população e militares. António Silva continua a realizar várias viagens à Ucrânia para transportar bens essenciais de ajuda às populações e em particular a crianças, nomeadamente às que se encontram em orfanatos.
António Silva interagiu com as crianças das 4 turmas de 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, focando a sua intervenção no papel de voluntário, nas necessidades de outras crianças, na ajuda desinteressada que todos podemos proporcionar a quem precisa.
A Sessão da Nobre Casa de Cidadania contou, igualmente, com a presença de elementos da PSP que interagiu com as crianças sobre o papel destas forças de segurança na sociedade. As crianças também tiveram oportunidade de conhecerem um carro da PSP por dentro, puderam colocar coletes e viseiras e simular que andavam de mota.
A sessão foi bastante participada pelas crianças que colocaram questões muito pertinentes. Temos a certeza que esta sessão servirá de base a aprendizagens e ao desenvolvimento de competências, mobilizando os conhecimentos adquiridos em ações em prol de si e da comunidade.
Os testemunhos de António Silva e dos agentes da PSP servirão para estimular e motivar o exercício da cidadania ativa desinteressada e a entreajuda numa sociedade baseada em valores e ética.
Parabéns à Nobre Casa de Cidadania.
Parabéns à coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania da Escola, às crianças e ao pessoal não docente do Agrupamento Lima de Freitas, de Setúbal.