Artigos de Opinião
Content links
Artigos de Opinião
Educação de Infância e Inclusão – de pequenino se vive o destino! | 2024
Ana Teresa Brito - Ispa – Instituto Universitário | EDUNOVA.ISPA
Bem-Estar Digital nas Escolas: é preciso agir! | 2024
Cosmin Nada (CIES‐Iscte) - Investigador e Consultor em Educação
Bibliotecas Escolares: presentes para o futuro | 2024
Manuela Pargana Silva - Gabinete Nacional da Rede de Bibliotecas Escolares - Ministério da Educação, Ciência e Inovação
Práticas promissoras na educação: recuperar a esperança, provocar mudança | 2024
Eunice Macedo - Centro de Investigação e Intervenção Educativas,FPCEUP; Instituto Paulo Freire de Portugal
Lideranças pedagógicas nas escolas | 2024
Estela Costa - Professora Associada e Subdiretora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
LA INNOVACIÓN, UN INSTRUMENTO PARA NUESTROS PROPÓSITOS EDUCATIVOS | 2024
Pepe Menéndez - Profesor y asesor internacional de educación
Educação para a saúde na Universidade de Évora | 2024
Jorge Bonito - Universidade de Évora
Escolas Ubuntu - Continuar a Esperançar | 2024
Rui Marques - Academias de Líderes Ubuntu
As AE de Matemática para o Ensino Básico e o plano de formação docente | 2023
Leonor Santos - Universidade de Lisboa
Estudo Diagnóstico das Aprendizagens - As aprendizagens dos alunos entre 2021 e 2023 – a culpa foi mesmo da pandemia? | 2023
Luís Pereira dos Santos - Presidente do Conselho Diretivo do IAVE
Apostar na educação para aproveitarmos as oportunidades do digital | 2023
Luisa Ribeiro Lopes - INCoDe.2030
A ciência e a não-ciência da aprendizagem | 2023
Joana Rato - Universidade Católica Portuguesa
IA Generativa - O novo desafio na e para a Educação | 2023
Marco Neves - Agrupamento de Escolas da Batalha
Literacia Digital - O desígnio e o lugar mágico | 2023
Gonçalo Madail - Diretor RTP Memória / Centro de Inovação RTP
A profissionalidade docente e a formação contínua | 2023
Manuela Esteves - Universidade de Lisboa
Comunidades de Aprendizagem na Escola: Uma Abordagem Colaborativa | 2023
Luís Tinoca - Universidade de Lisboa
A pedra de Exu. A cultura como aventura | 2023
Paulo Pires do Vale - Plano Nacional das Artes
Melhorar as competências de leitura na Europa – que caminhos? | 2023
Regina dos Santos Duarte - Plano Nacional de Leitura
Investigação em educação no campo das tecnologias digitais: dos processos inovadores às práticas sustentáveis | 2022
Patricia Wastiau - European Schoolnet
Transformar a Educação, um ODS (ainda) por cumprir | 2022
Ana Margarida Dinis, Maria Francisca Coelho, Mariana Antunes, Martim Gonçalves, Rodrigo Pisco
Monitorização de práticas inclusivas | 2022
Victoria Soriano - Agência Europeia para Necessidades Especiais e a Educação Inclusiva
Matemática para todos no século XXI | 2022
Jaime Carvalho e Silva - Universidade de Coimbra
A saúde psicológica dos alunos do ensino básico e secundário: um Observatório Saúde Psicológica e Bem-estar? | 2022
Margarida Gaspar de Matos - Projeto Aventura Social Instituto de Saúde Ambiental
Todas línguas vão à escola porque a escola só o é se for inclusiva | 2022
Manuel Célio Conceição - Universidade do Algarve
Trabalho Colaborativo - Um bom princípio? Ou uma outra lógica de trabalho? | 2022
Maria do Céu Roldão - Universidade Católica Portuguesa
A escola enquanto espaço para a promoção de uma cidadania europeia crítica | 2022
Filipe Piedade - Investigador do CIIE e IHC
Ambientes de Aprendizagem Híbridos no Contecto da Educação Ambiental | 2022
José António Moreira - Universidade Aberta
Cultura Leitora | 2021
Teresa Calçada - Comissária do PNL2027 e Elsa Conde - Subcomissária do PNL2027
O microscópio, a cebola e as tabuinhas do soalho | 2021
Rosalia Vargas - Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica
Educação e resiliência: uma tarefa de toda a comunidade | 2021
Pedro Calado - Fundação Calouste Gulbenkian
Cidadania Ambiental e Ativismo Juvenil | 2021
Pedro Reis - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa