Conferência “De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas” | 28 de junho 2024

Content links

Conferência “De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas” | 28 de junho 2024

Irá decorrer no dia 28 de junho de 2024, no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), a conferência "De cada língua se constrói o futuro - a voz da sustentabilidade no ensino e aprendizagem das línguas", ação promovida pelo Centro de Línguas e Cultura (CLiC) do Politécnico de Lisboa.

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, adotada também por Portugal, estipula prioridades para o desenvolvimento sustentável global para 2030 e preconiza a mobilização de esforços globais à volta de um conjunto de objetivos e metas comuns. Neste âmbito, assume-se que o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras podem contribuir para a discussão sobre o tema.

Assim, pretende-se promover a reflexão, bem como a partilha de práticas e experiências sobre o ensino e a aprendizagem de línguas e culturas, destacando a  promoção dos vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O objetivo da conferência é permitir que professores de línguas estrangeiras e investigadores apresentem e discutam as suas práticas e experiências pedagógicas, para além de refletirem sobre a investigação desenvolvida sobre os seguintes temas:

  1. Objetivos do desenvolvimento sustentável e o ensino de línguas estrangeiras
  2. Desafios no ensino de línguas estrangeiras na atualidade
  3. Igualdade, inclusão e diversidade no ensino de línguas estrangeiras
  4. Motivação dos alunos na aprendizagem de línguas estrangeiras
  5. Recursos didático-pedagógicos para o ensino de línguas estrangeiras
  6. Lugar das artes no ensino de línguas estrangeiras
  7. Formação de professores de línguas estrangeiras

Conseulte o programa da ação.

Aceda a mais informações.

Acreditação: Esta conferência é acreditada como Ação de Curta Duração de 6 horas, no âmbito da formação contínua de docentes (em parceria com a Escola Superior de Educação de Lisboa). O certificado (6 horas) implica a presença na totalidade da conferência. O certificado de 3 horas implica a presença em parte da conferência (manhã ou tarde).