Polígrafo – “Pinóquio na Escola” desafia alunos a combater a desinformação

Content links

Polígrafo – “Pinóquio na Escola” desafia alunos a combater a desinformação

Estão abertas, até ao próximo dia 15 de junho, as inscrições para participação num concurso nacional, a realizar no âmbito do projeto-piloto “Pinóquio na Escola”, iniciativa promovida pela organização portuguesa de verificação de factos, Polígrafo, em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, através do European Media and Information Fund.

A iniciativa de literacia mediática “Pinóquio na Escola” pretende sensibilizar e envolver os alunos do ensino secundário e profissional na luta contra a desinformação. Para tal desafia docentes e alunos a criarem conteúdos originais (num formato à escolha: texto, vídeo, ilustração ou mesmo através de páginas de redes sociais) com o objetivo de desmontar narrativas enganosas que circulam – ou circularam – no espaço público europeu.

As propostas a concurso devem ser submetidas por equipas constituídas por dois alunos e um docente, sendo apreciadas pelo júri composto pelos parceiros da iniciativa. Posteriormente, as sete equipas mais bem qualificadas terão oportunidade de participar numa visita de estudo, a realizar em setembro de 2025, à Comissão Europeia, em Bruxelas, e conhecer de perto os esforços desenvolvidos a nível europeu, no que se refere ao combate à desinformação e à promoção da literacia mediática.

Pinóquio na Escola” conta com o apoio organizacional e logístico da Direção-Geral da Educação, da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal e da Agência Nacional Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade.

Para mais informações, consulte:

Website do projeto.

Regulamento do concurso.

Todas as dúvidas deverão ser enviadas para o endereço de e-mail pinoquio@poligrafo.pt.