3.ª edição do blended MOOC: Classroom-based assessment in primary English education
Content links
3.ª edição do blended MOOC: Classroom-based assessment in primary English education

A avaliação formativa no ensino do inglês no 1.º CEB
Gratuito e dinamizado em língua inglesa, este curso encontra-se acreditado para professores do Grupo de Recrutamento 120 que lecionem 3.º e/ou 4.º ano(s) de escolaridade, enquanto frequentam o curso.
Visando melhorar a literacia de avaliação dos professores de inglês no 1.º CEB, relativamente ao desenvolvimento e avaliação dos domínios de listening e speaking dos seus alunos, este blended MOOC pretende, simultaneamente, promover um sentido de comunidade entre estes professores.
No final deste MOOC, os participantes deverão ser capazes de:
Identificar atividades e ferramentas de avaliação para listening e speaking;
Selecionar, adaptar e desenvolver as suas próprias ferramentas de avaliação;
Justificar, com base nos respetivos contextos, as abordagens e critérios de avaliação usados em sala de aula.
O curso, acreditado para professores do Grupo de Recrutamento 120, tem uma duração total de 50 horas que correspondem a 8 semanas de estudo e uma semana de indução. Os participantes deverão lecionar Inglês a alunos do 3.º e/ou 4.º ano(s) enquanto frequentam o curso.
Esta terceira edição do curso realizar-se-á de 13 de janeiro a 29 de março de 2026.
As inscrições encontram-se abertas entre 2 de dezembro de 2025 e 6 de janeiro de 2026.
A participação no MOOC é gratuita, com inscrição prévia obrigatória, podendo participar um máximo de 150 professores em cada edição do MOOC.
Será utilizada a Plataforma NAU e uma Plataforma Comunitária online. O curso é financiado pelo CETAPS, FCSH Universidade Nova de Lisboa (financiamento nacional da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia: UIDP/04097/2020 e UID/4097/2025).
Esta iniciativa é também apoiada pela Direção-Geral da Educação e pela APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês).
Para mais informação visite a página: https://www.tambmooc.com/



