2.ª edição do blended MOOC: Classroom-based assessment in primary English education
Content links
2.ª edição do blended MOOC: Classroom-based assessment in primary English education

A avaliação formativa no ensino do inglês no 1.º CEB
Gratuito e dinamizado em língua inglesa, este curso encontra-se acreditado para professores do Grupo 120 que lecionem alunos do 3.º e/ou 4.º ano, enquanto frequentam o curso.
Visando melhorar a literacia de avaliação dos professores de inglês no 1.º CEB, relativamente ao desenvolvimento e avaliação dos domínios de listening e speaking dos seus alunos, este blended MOOC pretende, simultaneamente, promover um sentido de comunidade entre estes professores.
No final deste MOOC, os participantes deverão ser capazes de:
- Identificar atividades e ferramentas de avaliação para listening e speaking;
- Selecionar, adaptar e desenvolver as suas próprias ferramentas de avaliação;
- Justificar, com base nos respetivos contextos, as abordagens e critérios de avaliação usados em sala de aula.
O curso tem uma duração total de 50 horas que correspondem a 8 semanas de estudo e uma semana de indução. Os participantes deverão lecionar alunos do 3.º e/ou 4.º ano enquanto frequentam o curso. A segunda edição do curso realizar-se-á de 22 de abril a 21 de junho de 2025.
As inscrições encontram-se abertas entre 24 de março e 11 de abril de 2025.
A participação no MOOC é gratuita, com inscrição prévia obrigatória, podendo participar um máximo de 150 professores em cada edição do MOOC.
“I loved the MOOC; it has made me rethink a million times about my practice. Finally, we have a course that is totally dedicated to our practice and our reality. It’s 100% worthwhile. Challenging, hardworking but rewarding.” (participante da 1.ª edição).
Será utilizada a Plataforma NAU e uma a Plataforma Comunitária online. O curso é financiado pelo CETAPS, FCSH Universidade Nova de Lisboa (financiamento nacional da FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia: UIDP/04097/2020 https://doi.org/10.54499/UIDP/04097/2020).
Esta iniciativa é também apoiada pela DGE (Direção-Geral de Educação) e pela APPI (Associação Portuguesa de Professores de Inglês).
Para mais informação visite a página: https://www.tambmooc.com/.