2.º Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo – inscrições a decorrer!

Content links

2.º Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo – inscrições a decorrer!

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínio dos media, realiza-se, no próximo dia 12 de outubro, o 2.º Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação em parceria com o Sindicato de Jornalistas, o Centro Protocolar de Formação Profissional de Jornalistas, a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Centro de Formação de Associação de Escolas Nova Agora.

O Encontro terá um formato híbrido, presencial (Grande Auditório da Escola Secundária Quinta das Flores, Coimbra) e online (plataforma zoom da DGE).

Tem como objetivo partilhar as práticas desenvolvidas em escolas portuguesas, do Pré-escolar ao Secundário, no âmbito do projeto “Literacia para os Media e Jornalismo: práticas pedagógicas com os media e acerca dos media”, criado em 2017 pelo Sindicato de Jornalistas, em parceria com o Centro Protocolar de Formação para Jornalistas (Cenjor), a que se associou o Ministério da Educação, sendo que o projeto conta com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.

A primeira edição decorreu em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, em setembro de 2019, e juntou alunos, professores, investigadores, jornalistas e decisores políticos, tendo ficado clara a necessidade de continuar a formação de docentes em Literacia dos Media, quer na formação inicial quer em serviço. Foi ainda concluído que os docentes estão muito interessados em formação nesta área, que conseguem adaptar as suas planificações a atividades de Literacia dos media, designadamente quando integradas em projetos que desenharam, implementaram e avaliaram, tendo sempre presente o contexto específico das escolas em que decorrem.

Se a primeira edição foi centrada nos resultados de cinco cursos de formação, que envolveram cerca de 100 professores, a segunda edição do Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo permitirá debater as adaptações que o projeto, e a oficina de formação a ele associada, sofreram repentinamente quando a pandemia COVID19 implicou o encerramento das escolas. Permitirá ainda apresentar as práticas desenvolvidas nesse contexto novo e mais digital que nunca.

Esta edição do Encontro Nacional de Literacia para os Media e Jornalismo será ainda um palco de excelência para um pensar conjunto alargado sobre o futuro de um projeto que atualmente envolve comunidades desde o Ensino Pré-escolar ao Ensino Secundário, e cujas próximas formações estarão focadas no combate à desinformação, precisamente quando a Comissão Europeia apresenta um conjunto de recomendações nesta área, destinadas a escolas, professores e outros educadores de toda a Europa.

Esta oportunidade de partilha de boas práticas e desenvolvimento profissional, destina-se a professores, alunos e todos os demais interessados nesta temática.

Está certificado como Ação de Formação de Curta Duração (AFCD) de 5h, ao abrigo do Despacho 5741/2015 de 29 de maio, para efeitos de progressão da carreira docente: Educadores de Infância, docentes dos ensinos básicos e secundários e de educação especial.

 

# As Inscrições deverão ser feitas até ao dia 9 de outubro (às 23:59)

# Programa do encontro