Ação de Formação de Curta Duração - Referencial de Educação para o Desenvolvimento: articulação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento

Content links

Ação de Formação de Curta Duração - Referencial de Educação para o Desenvolvimento: articulação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento

Encontram-se abertas as inscrições para a Ação de Formação de Curta Duração Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário: articulação com a componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, que vai decorrer no dia 25 de novembro de 2019, na Escola Secundária André de Gouveia, em Évora, bem como no dia 27 de novembro de 2019, na Escola Secundária de Pombal, em Pombal, das16.30h às 19.30h.

Modalidade: Ação de Formação de Curta Duração
N.º de horas de formação reconhecidas: 3
Entidade Formadora: Direção-Geral da Educação
Formadores: Maria José Neves (DGE); Pedro Meireles (DGE)
Certificação: Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 3.º, do Despacho n. º5741/2015, 29 de maio, que fixa o processo de reconhecimento e certificação das ações de formação de curta duração, a presente ação releva para os efeitos previstos no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

A ação de formação visa promover a implementação do Desenvolvimento Sustentável, enquanto domínio da Educação para a Cidadania, tendo como documento de apoio o Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário. Tal passa, particularmente, pela aquisição/atualização do conhecimento sobre temas e subtemas do Referencial (conceitos inerentes, problemas e desafios do Desenvolvimento Sustentável em diferentes contextos).

Esta ação inclui:
- Uma componente de formação em plenário, de apresentação do enquadramento geral da educação para a cidadania, à luz dos principais documentos de referência no âmbito do currículo, e abordagem, em particular, do domínio ‘Desenvolvimento Sustentável’ tendo como documento de apoio o Referencial de Educação para o Desenvolvimento – Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário;
- Uma componente de formação prática, de trabalho em grupo, incidindo a articulação entre as Aprendizagens Essenciais, relativas a componentes do currículo lecionadas pelos formandos, com o Referencial de Educação para o Desenvolvimento, temas, subtemas e respetivos descritores.

Destinatários:
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico, Secundário e de Educação Especial.

Critérios de seleção:
1.º - Ordem de inscrição na ação;
2.º - N.º de formandos por Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada: máximo de 1 formando por Agrupamento de Escolas/Escola não Agrupada (excetuando se o número de pré-inscrições for inferior a 60).

Informação adicional:
- Não há lugar ao pagamento de despesas de deslocação nem de ajudas de custo.
- Para inscrição na ação de formação é necessária a inscrição prévia do docente na Plataforma de formação da DGE.

Locais e Prazos de inscrição:

ÉVORA - dia 25 de novembro de 2019, das 16:30 às 19:30, na Escola Secundária André de Gouveia.
Inscreva-se em https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/1609303/enroll (Prazo de inscrição: de 28 de outubro de 2019 a 13 de novembro de 2019).

OU

POMBAL - dia 27 de novembro de 2019, das 16:30 às 19:30,
na Escola Secundária de Pombal.
Inscreva-se em https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/1609304/enroll (Prazo de inscrição: de 28 de outubro de 2019 a 14 de novembro de 2019).

Para mais informação, aceda à página da Formação Contínua da DGE.