Campanha Mergulha Seguro

Content links

Campanha Mergulha Seguro

O Ministério da Educação, através da Secretaria de Estado da Educação, associa-se à sexta edição da campanha Mergulho Seguro, uma iniciativa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, com o apoio do Ministério da Saúde, Sociedade Portuguesa de Medicina Física e Reabilitação, Associação Salvador, Federação Portuguesa de Surf, Instituto Nacional de Emergência Médica e Turismo de Portugal.

O objetivo desta campanha, que tem como mote “Mede as consequências - bater no fundo é mais fácil do que pensas", e que arranca, simbolicamente, no início de mais uma época balnear, é sensibilizar para práticas responsáveis no momento de mergulhar.

Sabe-se que 96% dos acidentes provocados por mergulhos imponderados resultam em lesões da coluna cervical, sendo que 15% desses acidentes originam tetraplegias. Estes acidentes ocorrem maioritariamente entre maio e setembro e em ocasiões de lazer, especialmente em piscinas, mas também nas restantes zonas balneares, costeiras ou fluviais.