Cerimónia Final "RedEscolas Anticorrupção"

Content links

Cerimónia Final "RedEscolas Anticorrupção"

A All4Integrity conclui a 2.ª edição de RedEscolas AntiCorrupção com uma Cerimónia Final no dia 2 de junho de 2023, entre as 10 horas e as 18 horas, nos Paços do Concelho de Lisboa. 

A RedEscolas AntiCorrupção - escolas que nos inspiram uma cultura de integridade - é um programa curricular pioneiro concebido pela All4Integrity para trabalhar noções de integridade e anticorrupção junto de alunos de escolas e colégios de múltiplas regiões, tendo em vista a promoção e reforço de uma cultura de integridade em Portugal no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Procura promover, no quadro dos valores de uma democracia participativa, o desenvolvimento de uma cidadania esclarecida e ativa, em contexto local, junto dos jovens em idade escolar, reforçando o disposto na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção, que elegeu a prevenção como prioridade central do combate à corrupção e a Educação para a Cidadania como um dos lugares centrais para “Melhorar o conhecimento, a formação (...) em matéria de transparência e integridade”, assim como o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, que sublinha a importância de desenvolver o pensamento crítico e autónomo e o trabalho interdisciplinar e cooperativo.

Tendo participado 17 escolas na edição do ano passado, a edição deste ano contou com 50 escolas participantes (47 de Portugal, uma da Irlanda do Norte, uma de Macau e outra de Moçambique). Foram envolvidas 34 disciplinas e muitos alunos, professores e demais elementos das comunidades educativas.

A cerimónia de encerramento deste ano, que terá lugar nos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, contará com momentos de partilha e de intercâmbio das experiências realizadas.

O programa conta ainda com atividades dinâmicas para os alunos, como a visita ao Lisbon Story Center, e momentos de formação para professores. Na Cerimónia, estarão presentes o Ministro da Educação, Professor Doutor João Costa, e o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. Carlos Moedas.

Aceda ao programa da cerimónia de encerramento.