Colóquio WORKING CLIL – Porto, 20-21 de março de 2020

Content links

Colóquio WORKING CLIL – Porto, 20-21 de março de 2020

Promovida pelo CETAPS – Centre for English, Translation and Anglo-Portuguese Studies, a 2.ª edição deste colóquio terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e conta com um conjunto de workshops e posters sobre Content and Language Integrated Learning – CLIL (aprendizagem integrada de conteúdos e língua).

O colóquio tem como orador principal David Marsh1, da University of Jyväskylä, Finlândia, especialista de renome internacional no âmbito da aprendizagem de línguas, da diversidade linguística e do ensino bilingue desde a década de oitenta. David Marsh integrou a equipa que lançou as bases para o termo CLIL em 1994 e que tem vindo a implementar esta oferta na esfera europeia. Com uma vasta obra, que tem sido alvo de diversas distinções, destaca-se, a título de exemplo, o seu trabalho de coordenação do relatório CLIL – The European Dimension: Actions, Trends and Foresight Potential for the European Commission (Comissão Europeia, 2002), cuja visão geral sobre a relevância e os benefícios do ensino de conteúdos não linguísticos através de uma língua estrangeira na Europa foi usada na compilação do plano de ação europeu Promoting Language Learning and Linguistic Diversity: An Action Plan 2004 – 2006 (Comissão Europeia, 2003).

Pela relevância do tema no contexto educativo nacional onde as ofertas de ensino bilingue e de CLIL têm suscitado cada vez mais interesse, a Direção-Geral da Educação, que coordena a implementação de ofertas de CLIL nas línguas francesa e inglesa no sistema educativo nacional e colabora com a rede Working CLIL, apoia este evento, o qual foi acreditado como curso de formação de 25 horas no âmbito do disposto no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação de Professores. 

As inscrições realizadas até 21 de fevereiro 2020 são economicamente mais vantajosas, podendo ser efetuadas AQUI. A inscrição é gratuita para membros do CETAPS/TEALS. 

O prazo para apresentação de propostas de comunicação foi prorrogado até 1 de dezembro de 2019. Disponibilizam-se AQUI orientações para apresentação de  posters ou dinamização de workshops

Para informação adicional, visite o website oficial do colóquio: https://www.cetaps.com/clil/events-of-working-clil/ 

 

1Informação adicional disponível em https://davidmarsh.education/.