Competições EUN para Docentes nas áreas STEM/STEAM - 2022

Content links

Competições EUN para Docentes nas áreas STEM/STEAM - 2022

A European Schoolnet (EUN) organiza, no âmbito da “STEM Discovery Campaign”e em colaboração com o Projeto STE(A)M IT, as “Competições STE(A)M IT para os níveis de ensino Básico e Secundário 2022”, que podem constituir uma ajuda para o desenvolvimento de práticas de ensino integradas por parte dos docentes.

Por outro lado, a EUN organiza também a competição “Professionals Go Back to Schooll”  da  “STEM Alliance” e do “Projeto STE(A)M IT” que incentiva a inclusão de tópicos de carreiras profissionais na área das STEM, nas suas práticas, através da aplicação do “Questionário de carreira STEM” e visitas (virtuais) de profissionais desta área, em sala de aula, entre outras opções.

Assim, convidamos os docentes a aderir a estas competições e a partilharem as suas práticas pedagógicas integradoras de diferentes áreas do conhecimento, demonstrando como concretizam o ensino de tópicos STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) na sala de aula. 

O trabalho de equipa entre professores de diferentes disciplinas, aumenta o interesse das aulas, mais ligadas a problemas da vida real, envolvendo docentes e discentes num trabalho mais significativo e contextualizado.

A realização do ensino integrado das STEM, ou destas com uma outra área do conhecimento (STEAM), permite a transmissão dos tópicos curriculares de forma mais aprofundada (revelando a necessidade de trabalho conjunto para se obterem resultados de melhor qualidade).

Como participar nestas competições STE(A)M IT?

1. “STE(A)M IT Competitions 2022 – Ensino Básico e Secundário”

Partilha de práticas pedagógicas – 3 modos possíveis:

Modo 1: Submissão de um “Cenário de Aprendizagem” novo, de ensino integrado das STEM Modelo STE(A)M IT

Modo 2: Os docentes submetem um “Cenário de Aprendizagem” de ensino integrado das STEM, usando o Modelo STE(A)M IT já experimentado com os alunos.

Neste sentido, é importante juntar uma “História de Implementação” ao “Cenário de Aprendizagem”, descrevendo a forma como decorreu o processo de ensino-aprendizagem com os alunos.

Modo 3: Experimente um dos 11 “Cenários de Aprendizagem” http://steamit.eun.org/category/integrated-stem-learning-scenarios/ em sala de aula e descreva-nos a forma como decorreu o processo de ensino-aprendizagem utilizando uma “História de Implementação”.

Os “Cenários de Aprendizagem” e “Histórias de Implementação” vencedores serão incluídos no repositório de recursos do projeto Scientix e no Portal “STE(A)M IT”. 

Os vencedores serão também convidados a integrar a “Rede de Conselheiros Vocacionais” do Projeto STE(A)M IT.

Os participantes nas competições podem submeter os seus recursos até às 22.59h, do dia 30 abril de 2022.

Mais informações em: Termos e Condições das Competições STE(A)M IT

2. “Professionals Go Back to School

“STEM Alliance & STE(A)M IT”

Esta competição encoraja a integração de conteúdos curriculares referentes a carreiras na área das STEM em sala de aula.

Partilha de práticas pedagógicas – 2 modos possíveis:

Modo 1 – Com esta forma de participação na competição “Professionals Go Back to School” organiza-se uma atividade colaborativa com profissionais da área das STEM e elabora-se um “Questionário de Carreira STEM”.

Modo 2 – Estabelece-se a organização de uma atividade usando materiais da “STEM Alliance / STE(A)M IT”, como o Guidelines on how to present STEM jobs in classrooms do Projeto STE(A)M IT e elabora-se o relatório da mesma.

Convidam-se os docentes a participar nesta competição, a fazer a respetiva marcação no STEM Discovery Campaign Map e a submeter o “Questionário de Carreira” (modo 1) e/ou a elaborar um relatório sobre a atividade desenvolvida (modo 2).

Os vencedores da “Professionals Go Back to School serão selecionados para se juntarem à Rede de Consultores de Carreira STE(A)M IT.

Os participantes podem submeter os seus recursos até às 22.59h, do dia 30 abril de 2022.

Mais informações em: Termos e Condições das Competições STE(A)M IT