Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE)

Content links

Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE)

A Conferência Internacional das Línguas Portuguesa e Espanhola (CILPE), que se realizará em Lisboa nos dias 21 e 22 de novembro, decorre da ação da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), cuja atividade incide na promoção destas áreas no contexto do desenvolvimento, da democracia e da integração regional, no âmbito da cooperação entre os países ibero-americanos.

É objetivo geral desta conferência delinear um Plano de Ação e estabelecer formas de monitorização que reforcem o bilinguismo na comunidade ibero-americana. Esta reflexão contribuirá para o desenvolvimento e a afirmação da identidade cultural de cerca de 800 milhões de falantes de língua portuguesa e espanhola.

Este encontro internacional está de acordo com a importância e valor das línguas nas suas dimensões educativas, culturais e científicas e, igualmente, com a Agenda 2030, enquanto plano de ação global para a promoção de um desenvolvimento sustentável. Contará com a presença de académicos, de cientistas, de especialistas de várias áreas do conhecimento, de responsáveis de governo e de comunidades educativas, culturais e económicas.

Pelos temas abordados, pelas geografias envolvidas e pelo diálogo que se estabelece entre culturas e a construção que representa, a CILPE2019 insere-se no Programa Comemorativo do V centenário da primeira viagem de circum-navegação, comandada por Fernão de Magalhães.

Consultar a página oficial aqui.

Consultar o programa aqui.

Inscrições aqui.