Curso de Formação ─ Holocausto: Memória, Educação e Cidadania
Content links
Curso de Formação ─ Holocausto: Memória, Educação e Cidadania
Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional/curso de formação “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”, dinamizado pela Direção-Geral da Educação, que se realiza de 21 a 23 de novembro de 2024 na Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo, no concelho de Cascais.
Esta formação (15 horas) visa capacitar os professores dos vários grupos de recrutamento para o ensino do Holocausto e constituir uma rede nacional de professores formadores, uma vez que o Holocausto se assume como um tema universal e transversal aos direitos humanos.
Este curso é coorganizado pelo Mémorial de la Shoah e conta com as parcerias, entre outras, da Câmara Municipal de Cascais, da Associação de Professores de História e da Memoshoá.
As inscrições decorrem até às 23 horas e 55 minutos do dia 14 de novembro de 2024.
A seleção dos formandos é efetuada de acordo com o Decreto-Lei 22/2014 (Regime jurídico da formação contínua de professores), o qual estipula que são destinatários das ações de formação contínua de professores: docentes da educação pré-escolar e dos ensinos básico e secundário em exercício efetivo de funções em agrupamentos de escolas ou escolas não agrupadas da rede pública; docentes que integram a carreira de educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário que lecionam português no estrangeiro, das escolas públicas portuguesas no estrangeiro e nas escolas europeias; docentes do ensino particular e cooperativo em exercício de funções em escolas associadas de um Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE). O decreto-lei é ainda aplicável aos docentes que exercem funções legalmente equiparadas ao exercício de funções docentes.
A seleção dos formandos obedecerá ainda aos seguintes critérios: Não ter frequentado uma edição anterior do presente curso de formação “Holocausto: Memória, Educação e Cidadania”; Ordem de inscrição.
Só poderá realizar a inscrição se estiver registado no portal. Caso não esteja registado, consulte o documento “procedimentos de inscrição”.
Consulte o programa provisório e os procedimentos de inscrição.