Delegação portuguesa com desempenho de excelência na 14.ª edição das IESO (International Earth Science Olympiad)

Delegação portuguesa com desempenho de excelência na 14.ª edição das IESO (International Earth Science Olympiad)

A Direção-Geral da Educação (DGE) saúda a delegação portuguesa nas Olimpíadas Internacionais de Ciências da Terra (International Earth Sciences Olympiad – IESO) – 2021, este ano em versão online. Aos quatro alunos participantes foram atribuídos diplomas de EXCELENTE, MUITO BOM e BOM, menções correspondentes, respetivamente, às medalhas de ouro, prata e bronze das edições presenciais.

De acordo com a informação prestada por esta sociedade científica, os resultados obtidos são os seguintes:

“‐ uma menção de EXCELENTE, para os quatro estudantes portugueses, no trabalho de grupo realizado no âmbito da prova NTFI (National Team Field Investigation);
‐ duas menções de MUITO BOM (João Nuno Coelho, do Agrupamento de Escolas de Condeixa‐a‐Nova e João Pedro Faria, do Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra) e uma outra de BOM (Luís Pedro Macedo, do Colégio Rainha Santa Isabel, Coimbra), na prova individual DMT (Data Mining Test), equivalente aos habituais testes teórico‐práticos;
‐ e uma menção de MUITO BOM, na prova de grupo multinacional ESP (Earth Systems Project), para a estudante Inês Oliveira (do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, Vila das Aves), a vencedora do concurso nacional deste ano – a 7.ª edição das Olimpíadas Portuguesas de Geologia.”

A participação portuguesa nestas olimpíadas, apoiada pela DGE, foi coordenada e acompanhada pela Sociedade Geológica de Portugal (SGP), na pessoa do seu presidente, o Professor José Carlos Kullberg, a quem endereçamos os parabéns pelos resultados alcançados. 

A DGE felicita também os mentores Álvaro Pinto e Jorge Relvas e o docente Jorge Ferreira, os nossos alunos e os seus professores. A todos, o nosso agradecimento maior pelo relevante contributo para a formação dos jovens portugueses.

Destacamos também a produção de um vídeo realizado durante a semana formativa que antecedeu a realização das IESO on‐line, que veio a merecer o reconhecimento destacado do júri (visualizar em https://socgeol.pt/). Este projeto será divulgado, como um exemplo de boas práticas pedagógicas, através dos canais institucionais que permitam a sua disponibilização a professores e alunos de todo o País. 

Para mais informação: 

https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Noticias_documentos/informacao_olimpiadas_ieso_2021.pdf

https://socgeol.pt/