Desafio Eco-Cozinheiros - Provas Regionais

Content links

Desafio Eco-Cozinheiros - Provas Regionais

No âmbito do projeto Alimentação Saudável e Sustentável, desenvolvido pelo Programa Eco-Escolas, as provas regionais do desafio Eco-Cozinheiros decorreram durante o mês de março. As Eco-Ementas selecionadas foram confecionadas pelos alunos das diferentes equipas com a supervisão dos professores.

As Provas Regionais decorreram em três etapas, respetivamente, na Escola Profissional Infante D. Henrique, Porto (2.º e 3.º escalões - 16 de março), na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal (2.º e 3.º escalões - 25 de março) e na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, Caldas da Rainha (Escalão Profissional, alunos do ensino profissional - 28 de março).

As ementas consistiram numa refeição completa composta por sopa, prato principal e sobremesa. Os critérios de avaliação focam, entre outros, itens como a utilização de ingredientes nacionais e “da época”, limpeza, técnica, empratamento, sabor, ….

Um dos critérios foi também a possibilidade das ementas poderem ser reproduzíveis em cantinas.

A Direção de Serviços de Projetos Educativos esteve representada, como membro do júri, nestas provas em que se pretende, não só incentivar o espírito de equipa, criatividade, autonomia, responsabilidade e exigência, mas. também, desenvolver, entre outras, competências como o raciocínio e resolução de problemas, pensamento criativo, sensibilidade estética e saber científico (saúde, nutrição, ambiente, sustentabilidade).

Foi notório o profissionalismo e entusiasmo que estes jovens mostraram no decorrer das provas e posterior apresentação de cada um dos pratos.

Parabéns a todos os concorrentes!

Parabéns aos finalistas que irão prestar provas finais nos dias 18 (Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste) e 19 de abril (Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra).

2.º Escalão

Escola Básica Virgínia Moura – Guimarães

Escola EB 2,3 de Gandarela – Celorico de Basto

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos – Sintra

Escola da Baixa da Banheira – Moita

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém – Lisboa

3.º Escalão

Instituto Vaz Serra – Sertã

Universidade Sénior de Rio Tinto – Gondomar

Escola Secundária de Fafe – Fafe

Nova Medical School – Lisboa

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém – Lisboa

Escalão Profissional

Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra

Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal