Dia Global da Dignidade
Content links
Dia Global da Dignidade
O Dia Global da Dignidade comemora-se, desde 2008, em escolas de todo o mundo. Milhares de voluntários, com o apoio de professores e educadores, atuam como dinamizadores desta iniciativa promovendo nas escolas debates em torno dos princípios da dignidade.
Em Portugal, esta comemoração teve início em 2014 através da Global Shapers, uma comunidade global na dependência do Fórum Económico Mundial, tendo então participado uma única escola e 200 alunos.
É no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania e do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, documentos de referência que contribuem para a tomada de decisões em matéria curricular adaptadas às especificidades dos alunos e à diversidade dos contextos educativos, que a comemoração do Dia Global da Dignidade é proposta aos docentes.
Apesar dos tempos de pandemia e confinamento que o país vive e por esse mesmo motivo, a Direção-Geral de Educação fez questão, mais uma vez, de assinalar o Dia Global da Dignidade tendo, este ano, endereçado o convite ao Agrupamento de Escolas D. Maria II, no Cacém, para a realização das comemorações do Dia Global da Dignidade (21 de outubro de 2020).
No atual contexto, foi possível concretizar este evento via online, o que não impediu que a dinâmica e a qualidade das intervenções fossem de maior importância.
Este Agrupamento tem vindo a desenvolver atividades e projetos no âmbito dos Direitos Humanos e Voluntariado pelo que, falar de Dignidade é já um assunto que tem vindo a ser refletido por todos.
Assim, para as comemorações do Dia Global da Dignidade, a Coordenadora de Cidadania e Desenvolvimento do Agrupamento, Dr.ª Sandra Lobo, organizou um debate com a participação de crianças e jovens desde o 1.º ciclo do ensino básico até ao ensino secundário. Alguns participantes basearam a sua intervenção em experiências vividas o que foi bastante emotivo.
A abertura da sessão foi feita pelo Diretor de Serviços de Projetos Educativos da DGE, Dr. José Carlos Sousa, a que se seguiu o Diretor do Agrupamento, Dr. António Gouveia, que de uma forma concisa enumerou os diferentes galardões e prémios que este agrupamento tem recebido, resultante do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com os alunos e com a comunidade.
Pela Global Shapers Portugal participou o Dr. Stephen Morais, que na sua intervenção enquadrou o projeto e apresentou como objetivo que o tema Dignidade seja objeto de um trabalho mais aprofundado em todas as escolas ao longo do ano letivo.
As intervenções dos Shapers Dra. Cristina Carvalho e do Dr. Tomás Pessoa e Costa, com os temas, respetivamente, Dignidade, Saúde e Bem-Estar e Dignidade. Salvar o Planeta (alterações climáticas), foram bastante interessantes procurando obrigar a refletir sobre a Dignidade nos cuidados de saúde, na comunidade e no planeta, focando a necessidade de olhar para o outro, compreendê-lo, cuidar do próximo e principalmente agir para um bem comum. Deixaram o mote para uma excelente reflexão, à qual os alunos responderam colocando perguntas bastante pertinentes.
A Dra. Sandra Lobo referiu algumas das atividades desenvolvidas no âmbito da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola (EECE), que estão presentes no Projeto Educativo, o que faz com que toda a comunidade educativa venha assumindo o compromisso de as desenvolver. Todos os domínios a trabalhar em Cidadania e Desenvolvimento são vistos transversalmente, tendo na base uma visão holística da pessoa e contribuem para o desenvolvimento dos princípios e valores enquadrando-se, naturalmente, nos objetivos delineados para as comemorações do Dia Global da Dignidade.
Este evento também contou com a presença de uma representante dos professores e com uma representante simultaneamente dos encarregados de educação e dos Assistentes Operacionais.
No final da sessão 2, alunos do 1.º ciclo apresentaram a sua mensagem para um futuro com mais dignidade para todos.
Estiveram também presentes as Técnicas da DGE, Helena Gil, que moderou a sessão, Madalena Calado e Laurinda Ladeiras.