Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Content links

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

No dia 27 de janeiro comemora-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

O Ministério da Educação, através da Direção-Geral da Educação (DGE), assinala esta data, como vem sucedendo, destacando a importância de mantermos viva a memória do Holocausto, e reafirma, no âmbito dos compromissos assumidos pelo Estado Português, o seu empenho na promoção do seu ensino e na preservação da sua memória.

A DGE organizou o II Encontro (Im)provável com o escritor e professor de Artes Visuais João Pinto Coelho e o professor João Paiva do departamento de Química e Bioquímica da Universidade do Porto sobre o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este evento constitui um importante recurso pedagógico para o ensino do Holocausto, pelas várias disciplinas, sendo potenciador do cruzamento de saberes e da transversalidade do conhecimento.

O ensino do Holocausto, no presente, é uma forma de defesa dos direitos humanos e de combate ao racismo, ao antissemitismo, à discriminação e à distorção do Holocausto. Inúmeros Agrupamentos de Escolas e Escolas Não Agrupadas portuguesas encontram-se durante esta semana a realizar atividades que assinalam esta evocação, registando-se aqui algumas dessas iniciativas.

A DGE ressalva a importância da compreensão e do combate à distorção do Holocausto e, neste sentido, destaca a campanha #ProtectTheFacts e o kit de recursos «IHRA Toolkit Against Holocaust Distortion» lançado pela Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA) da qual Portugal é um dos países membros. A IHRA desenvolve um trabalho importante e regular assente na educação, na investigação e na memória do Holocausto.

No boletim digital NOESIS de janeiro de 2023 estão disponíveis textos sobre a temática do Holocausto e as atividades da IHRA.

No dia 30 de janeiro de 2023, alunos do 12.º ano da Escola Secundária Pedro Nunes e da Escola Secundária do Restelo vão ao Arquivo e Biblioteca do Instituto Diplomático do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Esta evocação criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 1 de novembro de 2005, através da Resolução 60/7 designada de “Holocaust Remembrance”, assinala o aniversário da libertação do campo de concentração de Auschwitz – Birkenau, no ano de 1945.

Segundo a ONU, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e a educação sobre o mesmo, é um imperativo global para a terceira década do século. O tema que marca as iniciativas de 2023 é “Home and Belonging”, representando a «forma como as vítimas ajustaram as suas ideias de " lar" e "pertença" ao enfrentarem a violenta e antissemita investida durante o Holocausto, e o que significava "lar" e "pertença" para os sobreviventes nos anos imediatos do pós-guerra».

A Comissão Europeia «para recordar os milhões de mulheres, homens e crianças judeus, bem como todas as outras vítimas, assassinadas pelo regime nazi» e seus colaboradores «irá, pela primeira vez, iluminar a sua sede (…) com #WeRemember, juntando-se a uma campanha mundial, coorganizada pelo Congresso Mundial Judaico e pela UNESCO, em memória das vítimas da Shoah.

No presente ano, assinalam-se 75 anos da existência da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e é vital que se continue a respeitá-los e a defendê-los. Nesta linha, a DGE salienta que o ato de recordar traz dignidade e justiça para todos as vítimas dos perpetradores nazis e seus colaboradores.