Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

Content links

Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento

O Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento ocorre a 21 de maio. Neste dia realizam-se atividades em vários países do mundo para celebrar a diversidade cultural. Em Portugal organizam-se múltiplos eventos: exibem-se documentários sobre povos e etnias, workshops, palestras, caminhadas, entre outras atividades, da responsabilidade de autarquias, estabelecimentos escolares, associações não governamentais, etc.

Sob o lema Todos Diferentes, Todos Iguais, a União Europeia tem como valores fundamentais: a liberdade, a democracia, a tolerância, a igualdade, a não discriminação, o respeito pelo estado de direito, os direitos humanos, a solidariedade.

Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2002, em comemoração da aprovação em 2001 da Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural. A declaração da UNESCO estipula que a diversidade cultural é um património comum da humanidade. Foi proclamado o Dia Mundial da Diversidade Cultural para Diálogo e Desenvolvimento através da Resolução 57/249, adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de fevereiro de 2003.

Alicerçada nos princípios da Declaração Universal dos Direitos do Homem, esta data procura afirmar valores como o respeito pela diferença entre culturas, a tolerância, a solidariedade entre os povos, a coesão social, o diálogo e a cooperação no sentido da paz e de uma existência mais plena e harmoniosa.

O objetivo é cultivar a compreensão da riqueza e importância da diversidade cultural, assim como incentivar o respeito pelo outro. Conhecer melhor as diferenças entre os povos permite obter uma maior compreensão das vicissitudes, assim como cimentar uma maior união, permitindo-nos conhecer e apreciar melhor o que devemos a outras culturas. Esta é uma oportunidade para promover a diversidade, suas contribuições, sua singularidade, complementaridade e solidariedade. Salvaguarda, assim, o imperativo concreto e ético, inseparável, do respeito pela dignidade humana e visa aprofundar reflexões sobre os valores da diversidade cultural a fim de aprendermos a “viver juntos”.

Porque importa conhecer e reconhecer nossas diferenças e respeitá-las, elas sustentam a nossa própria identidade, lutando contra estereótipos culturais e o fundamentalismo, permitindo fortalecer a paz, a segurança e a estabilidade global.

Com a adoção, em setembro de 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável pelas Nações Unidas, a mensagem do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é ainda mais importante. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser alcançados, aproveitando o potencial criativo das diversas culturas do mundo e estimulando um diálogo contínuo que garanta que todos os membros da sociedade beneficia​m do desenvolvimento sustentável.

Mais informações:

# Projeto Get up and goals! Cadernos temáticos

Desigualdades Mundiais

Migrações

# Agrupamento de Escolas de Aver-o-Mar - PROJETO AVER-O-MUNDO