Eco-Cozinheiros disputaram final nacional

Content links

Eco-Cozinheiros disputaram final nacional

O projeto Alimentação Saudável e Sustentável (ASS), lançado pelo Programa Eco-Escolas | ABAE, pretende motivar as crianças, jovens, professores e família para uma maior sensibilização para as questões relacionadas com a alimentação saudável e sustentável de forma a que estes se tornem mais recetivos à introdução de mudanças de hábitos no dia-a-dia. Os Eco-Cozinheiros, uma das atividades deste projeto, tem como principal objetivo estimular as crianças e jovens a confecionarem refeições, saudáveis e sustentáveis, exequíveis em cantinas escolares. 

As Escolas de Hotelaria e Turismo das Caldas da Rainha e de Coimbra acolheram as Provas Finais Nacionais do Concurso nos dois escalões onde foram eleitos os Eco-Cozinheiros do ano:

  • 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e
  • ensino secundário, profissional e universitário

Estes eventos reuniram as melhores equipas e propostas de ementas apuradas nas provas regionais que decorreram durante os meses de março e abril, em Setúbal, Caldas da Rainha e Porto. No total, estiveram presentes 18 equipas provenientes de escolas de Portugal Continental e da ilha da Madeira.

A iniciativa é integrada num dos projetos do Programa Eco-Escolas – Alimentação Saudável e Sustentável, que conta com a parceria e o apoio da Direção-Geral da Educação (DGE), da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da Agrobio e com o patrocínio da Gerónimo Martins. O júri foi constituído por representantes destas instituições e de professores de cada uma das escolas a concurso (sem voto na própria escola). 

As provas tiveram um carater muito profissional o que dificultou muito a tarefa dos jurados. Os jovens para além de demonstrarem conhecimento e técnica, também revelaram competências de comunicação, de trabalho em equipa, de resolução de problemas, de sensibilidade estética e de pensamento critico tal como é preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória e na Estratégia Nacional de Educação para a cidadania.

Os premiados foram:

   2.º Escalão (2.º ciclo)

1.º Lugar - Escola Básica Virgínia Moura

2.º Lugar - Escola Básica D. Luís de Loureiro

3.º Lugar - Escola Básica e Sec.do Alto dos Moinhos

MH - Instituto Vaz Serra

MH - Escola EB 2,3 de Gandarela

   3.º escalão (3.º ciclo, secundário e superior)

1.º Lugar - Nova Medical School

2.º Lugar - Universidade Sénior de Rio Tinto

3.º Lugar - Escola Secundária da Baixa da Banheira

MH - Escola Secundária de Fafe

MH - Escola Secundária Jaime Moniz

   Escalão Ensino Profissional

1.º Lugar - Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal

2.º Lugar - Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

3.º Lugar - Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra

MH - Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

MH - Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão

Parabéns a todos os participantes!!

Parabéns aos vencedores!!

Parabéns aos professores!!

Mais informações.