Estão abertas as candidaturas para os projetos do Desporto Escolar para o ano letivo 2019/20

Content links

Estão abertas as candidaturas para os projetos do Desporto Escolar para o ano letivo 2019/20

Está aberto o período de candidatura para os Projetos do Desporto Escolar 2019/20.

Os processos de candidatura decorrem em simultâneo para todos os projetos entre os dias 20-05-2019 e o dia 31-05-2019, e estão disponíveis na página eletrónica da Direção-Geral da Educação (http://www.dge.mec.pt) e na página eletrónica do Desporto Escolar (https://desportoescolar.dge.mec.pt/).

Projeto DE+

Com o intuito de premiar o mérito pedagógico, desportivo e organizacional das escolas e a respetiva articulação com os Projetos Educativos, a Direção-Geral da Educação convida os Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas a apresentar candidatura ao Projeto DE+. Trata-se de um mecanismo de reforço do crédito horário aos Clubes de Desporto Escolar que cumprem um conjunto de critérios de qualidade conforme regulamento disponível em http://area.dge.mec.pt/projeto-DE-mais   

Para a candidatura ao DE+, por favor consulte:

Regulamento de candidatura para DE+

http://area.dge.mec.pt/projeto-DE-mais 

Projeto Grupos-Equipa de Nível III

A candidatura para Grupos-Equipa de Nível III decorre de um processo de continuidade do trabalho realizado no Nível II, enquadrando as atividades de aprofundamento da prática desportiva (treino e competição) em modalidades e Grupos-Equipa de elevado potencial desportivo.

O formulário e regulamento de candidatura podem ser acedidos em http://area.dge.mec.pt/fcnivel3

Para a candidatura aos grupos-equipa de Nível III, por favor consulte:

Documento de apoio para preenchimento do formulário de candidatura a grupos-equipa de Nível III

Regulamento de candidatura para grupos-equipa de Nível III

Projeto DE Territórios (brevemente disponível)

Com o intuito de incentivar as parcerias e as políticas locais de desenvolvimento desportivo, dando mais instrumentos aos Clubes do Desporto Escolar, pretende-se que estes promovam atividades consideradas de interesse local e a interação dos seus Projetos Educativos com as forças da comunidade local (Autarquias, Juntas de Freguesia, Clubes e Associações).

Trata-se de um mecanismo de reforço do crédito horário aos Clubes de Desporto Escolar que cumprem um conjunto de critérios de qualidade conforme regulamento disponível em http://area.dge.mec.pt/deterritorios 

Para a candidatura ao DE Territórios, por favor consulte:

Regulamento de candidatura para DE Territórios

http://area.dge.mec.pt/deterritorios 

Projeto CFD (Centros de Formação Desportiva) (brevemente disponível)

Os Centros de Formação Desportiva consistem em polos de desenvolvimento desportivo, dinamizados, em parceria com federações, municípios e parceiros locais, que visam a melhoria do desempenho desportivo, através da concentração de recursos humanos e materiais em locais para onde possam convergir alunos de vários agrupamentos, quer nos períodos letivos, quer em estágios de formação desportiva especializada nas interrupções letivas. 

Os CFD visam proporcionar:

1. Atividades de iniciação e aperfeiçoamento desportivo que favoreçam a prática de atividades desportivas, cuja especificidade técnica exija condições especiais, como é o caso das modalidades náuticas, de ar livre e de exploração da natureza, entre outras.
2. Atividades que favoreçam a formação especializada de alunos com interesse, capacidades e aptidões excecionais para a prática de uma modalidade ou disciplina desportiva.
3. Apoiar e promover atividades de desenvolvimento curricular dos Agrupamentos Escolares (no âmbito das diferentes disciplinas, ofertas educativas e projetos pedagógicos).
4. Apoiar as estruturas do Desporto Escolar, quer seja, Nacional, Regional ou Local, na realização dos quadros competitivos ou na formação de juízes/árbitros e professores.

As candidaturas ao presente concurso para CFD têm de ser preenchidas no formulário em formato EXCEL disponibilizado na página eletrónica da Direção-Geral da Educação (http://www.dge.mec.pt) e na página eletrónica do Desporto Escolar (https://desportoescolar.dge.mec.pt/) e enviadas para cnde@dge.mec.pt  

Para mais informações, contacte-nos através do e-mail: cnde@dge.mec.pt 

Consulte aqui:

Regulamento de Candidatura

Aceda aqui à Ficha de Candidatura
  
A publicação dos resultados das candidaturas de todos os projetos terá lugar 10 dias úteis após a publicação do despacho regulador do Desporto Escolar 2019/2020 nas páginas eletrónicas acima mencionadas.