I Encontro “Reflexões em Rede”

Content links

I Encontro “Reflexões em Rede”

Boletim Informativo n.º 1 da Rede Ibero-americana de Administrações Públicas para a Primeira Infância - março 2021

Promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Portugal participou no I Encontro “Reflexões em Rede”, realizado online, em 3 de fevereiro de 2021.

Desde 2019, Portugal, através da Direção-Geral da Educação (DGE), faz parte da Rede Ibero-americana de Administrações Públicas para a Primeira Infância, da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). 

A Rede Ibero-americana de Administrações Públicas para a primeira infância constitui um espaço de construção coletiva e de troca de experiências, para dar resposta às diversas necessidades dos países membros, no que diz respeito à educação de infância. 

Foi neste âmbito que Portugal foi convidado a participar, como palestrante, no I Encontro “Reflexões em Rede”, juntamente com a Colômbia, Espanha e Uruguai. Este encontro foi subordinado ao tema "Volta às aulas", onde Portugal apresentou a comunicação “O regresso das crianças à creche e ao jardim de infância”. 

Esta iniciativa teve como objetivo dar a conhecer, através da partilha da experiência de cada país convidado, como tem decorrido o processo de regresso das crianças dos 0 aos 6 anos à creche e ao jardim de infância, em contexto de pandemia, bem como promover uma reflexão conjunta para apoiar os países da Rede que futuramente têm este desafio.

Os países palestrantes foram também convidados a apresentar um resumo das suas comunicações, para integrar no Boletim Informativo n.º 1 da Rede Ibero-americana de Administrações Públicas para a Primeira Infância (março 2021- versão portuguesa e espanhola). A edição deste Boletim constitui uma oportunidade para dar visibilidade às medidas de apoio e acompanhamento no regresso das crianças aos seus contextos educativos, apresentadas no I Encontro “Reflexões em Rede”, tendo em vista a sua divulgação aos Estados Membros da OEI.