Iniciativas de Cidadania Digital nas Escolas

Content links

Iniciativas de Cidadania Digital nas Escolas

No contexto da Capacitação Digital das Escolas, é fundamental o envolvimento das comunidades educativas em iniciativas que promovam a segurança e o bem-estar das crianças e dos jovens, em ambientes digitais. 

A Direção-Geral da Educação (DGE), através do Centro de Sensibilização SeguraNet, em colaboração com um conjunto de entidades de referência, promove iniciativas de Educação para a Cidadania Digital. 

Destaca-se a Campanha “Dia da Internet Mais Segura nas Escolas” que, este ano, assinala a sua vigésima edição. Está também disponível a Campanha “Desinformação em Contexto de Guerra”, com o objetivo, entre outros, de assinalar o “Dia Escolar da Não Violência e da Paz”. 

A DGE dinamiza e apoia, também, a realização de iniciativas de sensibilização como o Concurso Desafios SeguraNet e a iniciativa Líderes Digitais

Ainda como forma de contribuir para o reforço da segurança nos ambientes digitais, e para promover a adoção de estratégias mobilizadoras de competências digitais, a DGE apoia as Escolas no desenvolvimento de práticas que permitam a obtenção de certificações, tais como o Selo de Segurança Digital e o Selo “Escola sem Bullying I Escolas sem Violência”

Assim, sugere-se que estas iniciativas sejam divulgadas junto dos docentes, bem como da comunidade educativa alargada, e que sejam tidas em conta aquando da construção/revisão dos Planos de Ação de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE). 

Consulte a infografia que contempla as iniciativas DGE - Educação para a Cidadania Digital.