Início de novos MOOCs da European Schoolnet Academy

Content links

Início de novos MOOCs da European Schoolnet Academy

Estão abertas as inscrições para dois novos MOOCs da European Schoolnet Academy destinados a professores, diretores de AE/Escolas e todos os interessados pelas temáticas dos respetivos cursos.

MOOC sobre “Os três Rs e o uso de animais em ciência” 

Data de início: 13 janeiro de 2020

A União Europeia está empenhada em reduzir e, num futuro próximo, substituir integralmente o uso de animais em ciência – de acordo com o princípio dos três Rs. Assim, será necessário que jovens cientistas e pessoas dotadas de pensamento crítico ajudem a alcançar esse objetivo.

Neste âmbito, este curso abrange não só a temática do bem-estar animal e os princípios dos 3Rs, como também aborda competências do século XXI, tais como o pensamento crítico, o debate, as competências de literacia científica e o pensamento criativo. 

Mais informações e inscrições aqui.

Nota 1: O Projeto 3Rs, coordenado pela European Schoolnet em colaboração com o SYRCLE (Centro de Revisão Sistemática para Experimentação de Animais de Laboratório) e a ECORYS (empresa internacional que presta serviços de pesquisa, consultoria e gestão), visa minorar o sofrimento animal no âmbito da experimentação que envolve animais de laboratório. 

MOOC intitulado “Aprender a Liderança para a Mudança: Liderança compartilhada na Sua Escola”

Data de início: 3 fevereiro de 2020

Evidências resultantes de investigação efetuada comprovam que uma liderança baseada numa visão,  passível de  ser compartilhada por professores, funcionários, pais e outros parceiros, pode desempenhar um papel crucial no desenvolvimento e na inovação da escola.

A otimização das aprendizagens dos alunos apenas se pode concretizar através da interação com professores, pais e com esses mesmos alunos. Assim, uma liderança escolar bem-sucedida e empenhada, que motiva e inclui líderes formais e não formais, é a chave que permite a mudança pretendida na escola.

Este curso tem como objetivos promover a liderança e o trabalho em rede na escola, bem como a aquisição de conhecimentos sobre os múltiplos aspetos de liderança compartilhada e como colocá-los em prática.

Mais informações e inscrições aqui.

Nota 2 - Certificação: como consta do sítio da European Schoolnet Academy, os Professores Portugueses que concluam com sucesso esta formação, terão o curso formalmente reconhecido a nível da sua formação contínua, mormente relativo ao número de horas de formação. Para tal, basta enviar o Certificado obtido no final do curso para o Conselho Científico e Pedagógico de Formação Contínua (CCPFC) na Rua do Forno, nº 30, 1º andar-apartado 2168, 4700-429 Braga.