Jornadas 21|23 Escola +
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Jornadas 21|23 Escola +
No âmbito do plano integrado para a recuperação das aprendizagens, realizaram-se, nos dias 27, 28 e 29 de setembro (entre as 9h00 e as 13h00, totalizando 12h de formação) as Jornadas 21|23 Escola+, na modalidade a distância, dirigidas aos Diretores dos 809 Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas e representantes dos serviços das várias unidades orgânicas do Ministério da Educação.
O primeiro dia de trabalhos iniciou-se com a apresentação do Plano 21|23 Escola+ por parte do Dr. José Vítor Pedroso, Diretor-Geral da Educação. Cada dia de jornada contou com uma sessão plenária, para a qual foram convidados especialistas na área da educação, cujos testemunhos se focaram no impacto da crise pandémica nos sistemas educativos e nas medidas em prol da recuperação de aprendizagens, tendo como pano de fundo a aposta numa mudança estruturante, ou seja, numa escola centrada no aluno e no desenvolvimento de competências que respondam aos problemas complexos da atualidade. Neste sentido, o evento ficou enriquecido com os testemunhos de Fernando M. Reimers (Harvard University), de Suzanne Dillon (OECD Future of Education and Skills 2030) e de Margarida Gaspar de Matos (Task Force Saúde Mental), apresentados pelo Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa.
O programa contemplou ainda 8 sessões ao longo dos três dias, nas quais se dinamizaram 19 temas em paralelo. Os diretores foram convidados a inscrever-se consoante as áreas de interesse dos respetivos agrupamentos e em função das necessidades específicas de recuperação. Para estas sessões temáticas, que abarcaram as principais medidas preconizadas no Plano 21|23 Escola+, foram convidadas escolas/entidades com práticas educativas de referência, que visam o desenvolvimento de medidas promotoras de sucesso, de inclusão, de cidadania e de confiança nas escolas e seus agentes. Estes momentos reflexivos procuraram promover o diálogo com os participantes, por forma a verem esclarecidas as suas dúvidas e a partilharem práticas e projetos internos, tendo em vista a recuperação das aprendizagens e o bem-estar em meio escolar.
A adesão às Jornadas 21|23 Escola+ pautou-se pela expressiva participação nas sessões plenárias (média de 855 acessos por sessão) e nas sessões paralelas (média de 44 acessos por sessão, o que totalizou cerca de 6700 acessos no final das jornadas), tal como evidenciam os gráficos seguintes:
Os vídeos das sessões encontram-se disponíveis para visualização na página eletrónica do Plano.
É de salientar que o plano integrado para a recuperação das aprendizagens - Plano 21|23 Escola+, aprovado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 90/2021, de 7 de julho, decorre da urgência em recuperar e consolidar aprendizagens e em mitigar as desigualdades consequentes da crise pandémica dos dois últimos anos letivos, esperando-se que o conjunto de ações específicas do plano contribua para a verdadeira sustentabilidade das escolas nos anos vindouros.