Jornadas de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar

Content links

Jornadas de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar

A Direção-Geral da Educação e a Secretaria Regional da Educação da Região Autónoma da Madeira promovem, no âmbito do projeto Euroguidance, as Jornadas de Psicologia e Orientação em Contexto Escolar, no Funchal, nos dias 22 e 23 de novembro. 

A mudança de paradigma associada à adoção do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, às novas conceções de escola inclusiva, à flexibilidade curricular e à Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania vêm colocar desafios à atuação dos psicólogos escolares cuja consistência beneficia com a reflexão conjunta na procura de soluções.

Os trabalhos incidirão na abordagem de modelos de avaliação por referência ao currículo, bem como a apresentação e elaboração de instrumentos e exemplos de práticas e projetos. Será dado enfoque às avaliações do tipo screening, com o objetivo de apoiar a definição de áreas prioritárias de intervenção. Haverá lugar à abordagem e definição de Indicadores a nível de escola, no sentido de potenciar o desenho e a avaliação de intervenções. 

A orientação dos trabalhos será assegurada pela Professora Doutora Diana Alves, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e pela Professora Doutora Sofia Mendes, Psicóloga Escolar no Agrupamento de Escolas Gaia Nascente e incidirá na abordagem de modelos de intervenção multinível, com enfoque na avaliação por referência ao currículo, bem como na apresentação e elaboração de instrumentos e de exemplos de práticas e projetos. 

Saiba mais aqui.