Jornadas de Trabalho - Psicologia em Contexto Escolar 2019

Content links

Jornadas de Trabalho - Psicologia em Contexto Escolar 2019

Dando continuidade às atividades desenvolvidas, no âmbito da formação dos psicólogos escolares, a Direção-Geral da Educação realizou, em parceria com a Ordem dos Psicólogos Portugueses, uma nova edição das Jornadas de Trabalho - Psicologia em Contexto Escolar.

Estas Jornadas de Trabalho consubstanciaram-se num conjunto de quatro eventos realizados, durante o mês de junho, em Guimarães, Viseu e Lisboa, tendo contado com a participação de 320 psicólogos escolares.

Nesta edição, o tema proposto foi: Avaliação por referência ao currículo: Modelos, instrumentos e práticas. Reequacionar a intervenção dos psicólogos nas escolas a partir dos modelos multinível de intervenção. 

Com a abordagem desta temática, pretendeu-se dar a conhecer modelos de avaliação por referência ao currículo, apresentando e propondo a elaboração de instrumentos e exemplos de práticas e projetos, tendo sido dado um enfoque, particular, às avaliações do tipo screening, com o objetivo de apoiar a definição de áreas prioritárias de intervenção. 

Os trabalhos foram operacionalizados através de uma sessão plenária, com a apresentação da temática em apreço, tendo esta sessão sido procedida de um workshop, no qual os participantes tiveram oportunidade de partilhar ideias e estratégias de trabalho, a propósito da temática proposta.

O enquadramento do tema e a dinamização dos workshops contou com a participação de um conjunto de formadoras composto pela Dr.ª Diana Alves (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), pela Dr.ª Marisa Carvalho (Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa) e pela Dr.ª Sofia Mendes (Psicóloga Escolar no Agrupamento de Escolas Gaia Nascente).

A apresentação feita pela equipa de formadoras, nas Jornadas de Trabalho - Psicologia em Contexto Escolar 2019, está acessível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Psicologia/apresentacao_dge_junho_2019.pdf.

Brevemente serão disponibilizados, no site da DGE, os resultados produzidos pelos dos vários Grupos de Trabalho.