Medalha de Prata e Menção Honrosa para a Equipa Portuguesa na Olimpíada Internacional de Física 2021

Content links

Medalha de Prata e Menção Honrosa para a Equipa Portuguesa na Olimpíada Internacional de Física 2021

Parabéns pela excelente prestação da equipa Portuguesa na Olimpíada Internacional de Física 2021, que arrecadou uma medalha de prata e uma menção honrosa!

A medalha de prata foi conquistada por Gabriel Alberto Mourão Almeida, sendo a segunda vez que Portugal atinge este feito em 28 anos de participação. A menção honrosa foi conquistada por Afonso Branco Alves.

A Olimpíada Internacional de Física, organizada pela Lituânia entre 17 e 24 de julho 2021, envolveu a participação de 370 participantes de 76 países a nível mundial. A delegação portuguesa, devido à situação de pandemia,  reuniu-se para realizar esta prova no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. «O nível de conhecimentos requeridos para realizar estas provas vai muito para além do programa do secundário de Física, envolvendo por parte dos estudantes imenso esforço e dedicação durante a fase de preparação», explica Rui Travasso, docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) envolvido na preparação dos alunos.

Os participantes tiveram de realizar uma prova experimental manuseando circuitos integrados e responderam a perguntas teóricas sobre mecânica quântica, condensados de Bose-Einstein, lentes de microscópios eletrónicos e ainda sobre propriedades mecânicas da crosta e manto terrestres.

O resultado dos estudantes portugueses «é muitíssimo impressionante e enche-nos de orgulho quando se toma em conta que, devido à presente situação, eles foram preparados remotamente por professores do Departamento de Física da Universidade de Coimbra, e que mesmo assim conseguiram igualar o melhor resultado pessoal de sempre na Olimpíada Internacional de Física», sublinha Rui Travasso. 

As Olimpíadas de Física são uma atividade promovida pela Sociedade Portuguesa de Física com o patrocínio do Ministério da Educação, da Agência Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Universidade de Coimbra.

Equipa Portuguesa no final da prova

Da esquerda para a direita, Afonso Oliveira (Escola Básica e Secundária Quinta das Flores, Coimbra), Henrique Romão (Colégio Efanor, Matosinhos), Gabriel Almeida (medalha de prata, Escola Secundária de Santa Maria Maior, Viana do Castelo), Vasco Cotão (Escola Secundária José Falcão, Coimbra), Afonso Alves (menção honrosa, Escola Secundária Júlio Dantas, Lagos).

Vídeos:
Equipa portuguesa: https://www.youtube.com/watch?v=3k5g6FL1t68
Cerimónia Encerramento (prémios + música com The Roop): https://www.youtube.com/watch?v=CymmL_6id8w
 
A Direção-Geral da Educação felicita os organizadores e os participantes nesta competição, em particular os alunos premiados.