Memorial Inumerável - "um abraço afetuoso a toda a humanidade”

Content links

Memorial Inumerável - "um abraço afetuoso a toda a humanidade”

7 a 16 de maio 2021

A Eplural - Cooperativa de Educação Não Formal, Crl, promove, no âmbito das atividades de enriquecimento cultural - AEC, o Memorial Inumerável - "um abraço afetuoso a toda a humanidade”.

Este evento nasceu da vontade da Eplural de homenagear todas as pessoas que, de uma forma ou de outra, foram vítimas da pandemia que está a assolar o mundo.

A Eplural articulou com todas as escolas dos agrupamentos que integram a parceria da sua gestão das AEC (AE Alberto Sampaio, AE André Soares, AE Francisco Sanches, AE Real e Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga) e propôs a construção de uma instalação artística, feita pelos alunos do 1º ciclo. Assim, os alunos que frequentam a área AEC de expressão plástica foram convidados a construir figuras humanas, de braços abertos, para simbolizar o abraço. Com a orientação dos professores AEC e com a colaboração dos professores titulares de turma foi-se dando corpo a esta ideia e os alunos envolveram-se de alma e coração na execução das figuras e das frases que enriquecem a comunicação da instalação. Aos poucos a obra foi ganhando expressão e os alunos inspiração!

Mais do que o resultado, o importante foi o processo pedagógico de, através das artes, trabalhar sensações, emoções e sentimentos de forma a sensibilizar os alunos para os diferentes significados que tem a pandémica que estamos a viver.

Esta instalação é um bom exemplo de sinergia, de articulação e cooperação entre escolas e confirma a importância das artes na educação cidadã.