O Ensino do Holocausto

Content links

O Ensino do Holocausto

Entre os dias 2 e 5 de dezembro decorrerá uma reunião plenária da International Holocaust Remembrance Alliance (IHRA) no Luxemburgo. Esta encontro será particularmente importante na medida em que será apresentada a candidatura de Portugal ao estatuto de país membro desta organização. Com esta alteração de estatuto, Portugal poderá dar um contributo efetivo para a Memória e o Ensino do Holocausto, terá uma participação de pleno direito nos grupos de trabalho, dando contributos para discussão e para a elaboração de referenciais, temas-guias, relação com os media, orientações de política educativa, entre outros. 

Atualmente, fazem parte da IHRA 33 países membros, um de ligação e 8 observadores. Todos estes países reconhecem que a política internacional é imperativa para fortalecer o compromisso moral das sociedades e combater a crescente negação do Holocausto e o antissemitismo. O currículo português integra estas problemáticas nas Aprendizagens Essenciais da disciplina de História no 9.º ano, História B, no 11.º ano, e História A, no 12.º ano, bem como na nova disciplina de oferta de escola do 12.ºano, História, Culturas e Democracia. Em Cidadania e Desenvolvimento é igualmente de muita relevância a abordagem desta temática no domínio dos Direitos Humanos, de acordo com a Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania, e a necessidade de promover o respeito pelo Outro numa sociedade que ser quer inclusiva promotora da igualdade, da democracia e da justiça social. 

A DGE tem desenvolvido ações que se incluem nos objetivos da IHRA: seminários internacionais, cursos de formação, webinars e divulgação de notícias e projetos no âmbito do Ensino do Holocausto. Estas iniciativas contam com a participação de vários parceiros institucionais, nomeadamente o Mémorial de la Shoah, a Memoshoá, a APH, entre outros.

Neste sentido, divulgamos, um conjunto de linhas orientadoras emanadas pela IHRA que enriquecerão o ensino sobre o Holocausto, nas dimensões pedagógico-didáticas e que reforçarão o conhecimento Histórico sobre estes acontecimentos e períodos da História da Humanidade.

https://www.holocaustremembrance.com/pt-pt/node/123
https://www.holocaustremembrance.com/pt-pt/node/139
https://www.holocaustremembrance.com/educational-materials/how-teach-about-holocaust-in-schools
https://www.holocaustremembrance.com/pt-pt/educational-materials/ensinar-o-holocausto-sem-sobreviventes
https://www.holocaustremembrance.com/pt-pt/node/141
https://www.holocaustremembrance.com/sites/default/files/recomendacoes_0.pdf
https://www.holocaustremembrance.com/educational-materials/holocaust-and-other-genocides