O Ensino do Holocausto – Seminário Internacional/Curso de Formação

Content links

O Ensino do Holocausto – Seminário Internacional/Curso de Formação

Alargamento do prazo de inscrições até às 18h do dia 21 de fevereiro 

Nos dias 05, 06 e 07 de março, em Pombal, decorrerá o Seminário Internacional/Curso de Formação intitulado “Ensino do Holocausto: Ponto de partida para a Educação para a Cidadania e para os Direitos Humanos”, o prazo de inscrição termina no dia 20 de fevereiro.

Considerando o Holocausto numa perspetiva dos Direitos Humanos, esta formação contribui para uma visão integrada do currículo, na qual se integram as Aprendizagens Essenciais da disciplina de História em articulação com os objetivos da Estratégia Nacional da Educação para a Cidadania e os Princípios, as Áreas de Competência e os Valores definidos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Este Seminário/Curso de Formação tem a duração de 15 horas e tem como objetivos formar e sensibilizar para o ensino do Holocausto numa perspetiva transversal à Cidadania e aos Direitos Humanos. Igualmente procura fornecer aos professores instrumentos de trabalho prático para a sala de aula, propiciando meios de reflexão que permitam, através do ensino do passado, refletir o presente. Os conteúdos abordados visam uma compreensão holística do Holocausto, ou seja, desde as origens do antissemitismo à atualidade. No ano em que se comemoram 75 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz, este será um conteúdo privilegiado para se perceber a extensão da desumanidade e horror do Holocausto, criado num contexto de crescentes totalitarismos. Procura-se também perceber como Portugal se posicionou face à política antissemita do regime Nazi. 

Embora o curso se destine a professores de todos os grupos de recrutamento, será dada preferência aos seguintes candidatos: professores formadores, professores de História (grupos 200 e 400) e coordenadores de Cidadania e Desenvolvimento.

A inscrição no curso de formação pressupõe o registo no Portal de Gestão da Formação da DGE. Caso ainda não esteja registado, por favor aceda ao link http://formacao.dge.min-educ.pt, escolha a opção Registo de Formando/Formador e preencha o formulário eletrónico a que tem acesso. Apenas depois do seu registo estar ativo se pode inscrever na ação. Aquando da inscrição deve selecionar as duas turmas nas duas opções possíveis.

Programa do Curso de Formação

Contacto: formacao@dge.mec.pt 

Inscrições em: https://formacao.dge.min-educ.pt/#/edition/1797157/enroll