O Fórum Internacional de Malmö e a Memória do Holocausto

Content links

O Fórum Internacional de Malmö e a Memória do Holocausto

No dia 13 de outubro de 2021 realiza-se o Fórum Internacional de Malmö sobre a Memória do Holocausto e o Combate ao Antissemitismo, evento importante, da responsabilidade da International Holocaust Remenbrance Alliance (IHRA), incialmente marcado para outubro de 2020, para assinalar os 75 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, e adiado devido à Pandemia. Nesse também se comemoravam os 20 anos da realização do primeiro Fórum Internacional (Estocolmo) e da criação IHRA. Portugal, há 21 anos, foi um dos países signatários da Declaração de Estocolmo do Fórum Internacional de Estocolmo, que se realizou nos dias 26 a 28 de janeiro de 2000 para assinalar o 55.º aniversário da libertação de Auschwitz (27 de janeiro de 1945). 

Os países signatários da Declaração assumiram o compromisso de “promover a educação, a memória e o estudo sobre o Holocausto”. A dimensão e a gravidade do Holocausto, acontecimento sem precentes e universal justifica a refelxão e a compreensão das suas causas e consequências. É muito importante que se honre as vítimas e aqueles que, de forma altruísta, “desafiaram o nazismo” e que até mesmo chegaram a dar as suas vidas para salvar as vítimas. Neste contexto, e para promover a memória do Holocausto, a Resolução 60/7 da O Fórum Internacional de Malmö e a Memória do Holocausto Assembleia Geral das Nações Unidas, de 1 de novembro de 2005, consagrou o dia 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

A IHRA é uma aliança internacional cuja missão consiste em preservar e divulgar a memória do Holocausto, assim como incentivar a sua investigação académica e o seu ensino. Portugal é, desde dezembro de 2019, um dos países membros, após um percurso de 10 anos como país observador e país de ligação. Relembramos a publicação das Recomendações para o Ensino e Aprendizagem sobre o Holocausto, documento importante que foi criado pelos peritos da IHRA e que fornece uma relevante base de trabalho para educadores entre outros, e que se encontra organizado em 3 secções: fundamentos para ensinar sobre o Holocausto, conteúdos a trabalhar e atividades pedagógicas/metodologias de trabalho.