O impacto das tecnologias digitais na aprendizagem dos alunos: Resultados de uma revisão da literatura

Content links

O impacto das tecnologias digitais na aprendizagem dos alunos: Resultados de uma revisão da literatura

Estudo divulgado pela OCDE apresenta os resultados de uma revisão da literatura sobre o impacto de diversas ferramentas digitais nos resultados dos alunos. 

Com base em revisões sistemáticas, meta-análises e estudos empíricos, o documento The impact of digital technologies on students’ learning oferece uma avaliação equilibrada das principais tecnologias utilizadas em contexto educativo, destacando tanto os benefícios como os desafios que estas apresentam. A evidência recolhida demonstra que o simples acesso à tecnologia não é, por si só, garantia de melhoria educativa. Para que a digitalização seja bem-sucedida, são necessárias soluções pedagógicas que complementem os recursos técnicos. Este estudo foi elaborado no âmbito do projeto Resourcing school education: Policies for the digital transformation of education and future-readiness of teachers, integrado no Programa de Trabalho 2025-2026 do Comité de Política Educativa da OCDE. O desenvolvimento deste documento de trabalho esteve a cargo da Universidade de Stavanger, sob a orientação da Secretaria da OCDE, com o objetivo de investigar o impacto das ferramentas digitais na educação.