OECD ECEC Network disponibiliza o documento: “The state of the field of computational thinking in early childhood education”
Content links
OECD ECEC Network disponibiliza o documento: “The state of the field of computational thinking in early childhood education”
A OCDE, no âmbito do projeto da Rede Early Childhood Education and Care (ECEC), designado ECEC in a Digital World, disponibiliza o documento “The state of the field of computational thinking in early childhood education” da autoria de Marina Umaschi Bers, Amanda Strawhacker e Amanda Sullivan, Grupo de Pesquisa DevTEch, Tufts University.
Este documento resume a literatura empírica e teórica sobre a aprendizagem e o desenvolvimento do Pensamento Computacional na infância (3-8 anos), destacando pesquisas empíricas, trabalho teórico e pedagógico e iniciativas curriculares. Apresenta, ainda, várias ferramentas e tecnologias que foram desenvolvidas na última década para apoiar o Pensamento Computacional em crianças pequenas, incluindo interfaces desconectadas e sem ecrã. Por fim, coloca em discussão a implementação de programas de desenvolvimento do Pensamento Computacional nos países da OCDE e levanta questões sobre equidade e acesso na educação, na utilização das tecnologias.
O documento encontra-se disponível em: The state of the field of computational thinking in early childhood education | OECD Education Working Papers | OECD iLibrary (oecd-ilibrary.org).