Partilha de trabalhos em Educar para os Afetos
Content links
Partilha de trabalhos em Educar para os Afetos
Convidam-se as escolas a partilhar, ao longo do ano e até março de 2024, num espaço já criado para o efeito no site de Educação para a Cidadania/DGE, os trabalhos desenvolvidos em torno de datas que promovem os afetos e uma cultura de respeito pelos direitos de todas as pessoas, na prevenção da violência, e que contribuem para um ambiente de bem-estar da comunidade educativa.
Ao longo do ano são celebradas várias datas alusivas à prevenção da violência e à promoção dos direitos de todas as pessoas. Entre elas destacam-se:
- 18 de novembro, Dia Europeu da Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual.
- 20 de novembro, Dia Internacional dos Direitos da Criança.
- 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
- 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
- 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
Apostando numa cultura de afetos, as escolas desenvolvem numerosas iniciativas e projetos apelando à reflexão e ao debate, reforçando a importância de um clima de bem-estar, responsabilidade de toda a comunidade educativa.
Atentos a essa realidade e tendo por objetivo dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por crianças e jovens, foi criado um espaço “Educar para os Afetos, Prevenir a Violência” onde os trabalhos recebidos serão partilhados e divulgados, podendo inclusive funcionar como fonte de inspiração para outras Escolas. Além da plataforma de apresentação, encontram ainda toda a informação necessária.
Participem!!!
Os trabalhos podem ser enviados, até ao final de março de 2024, para dspe@dge.mec.pt, com o assunto “Educar para os afetos”.