Plano Nacional de Cinema 2021-2022

Content links

Plano Nacional de Cinema 2021-2022

Abertura de candidaturas (para novas escolas)

O Plano Nacional de Cinema (PNC) é uma iniciativa conjunta das áreas governativas da Educação e da Cultura e é operacionalizado pela Direção-Geral da Educação (DGE), pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e pela Cinemateca Portuguesa — Museu do Cinema (CP-MC).

O Plano Nacional de Cinema (PNC) está previsto como um plano de literacia para o cinema e de divulgação de obras cinematográficas nacionais junto do público escolar e pretende formar públicos escolares para o cinema, despertando nas crianças e nos jovens o hábito de ver e valorizar o cinema.

A inscrição das Escolas no PNC garante o acesso gratuito à Plataforma Digital de filmes PNC, um serviço em streaming reservado às equipas das escolas inscritas no projeto.

O processo de candidaturas para as novas escolas (públicas, privadas, incluindo as das Regiões Autónomas e as Escolas Portuguesas no Estrangeiro) ao Plano Nacional de Cinema (ano letivo 2021-22) vai decorrer entre 20 de maio e 27 de agosto.

Condições de participação

1. A candidatura deve acautelar as seguintes condições prévias:

- O preenchimento e envio atempado de um Formulário de candidatura online (disponível em: https://area.dge.mec.pt/pnc-candidatura) para participar no PNC.
- A nomeação de um coordenador do PNC a nível de AE ou escola não agrupada (processo organizado internamente nas escolas), que planifique e execute as atividades programadas pela Escola no âmbito do PNC.
- A inscrição de alguns professores da escola que acompanhem as diversas atividades planificadas, em estreita colaboração com o coordenador do PNC na Escola.
- A capacidade de as escolas assegurarem o desenvolvimento de atividades presenciais e/ou a distância no âmbito do PNC, dentro e/ou fora da Escola.

2. Critérios Gerais de Seleção

A seleção de candidaturas das escolas será priorizada em função:

- Da necessidade de garantir uma distribuição geográfica de escolas preferencialmente equitativa/homogénea, de modo a assegurar a maior dispersão geográfica alcançável.
- Da motivação e interesse evidenciados pela Escola em participar no Plano Nacional do Cinema.

Observações 

- Para mais informações sobre o projeto, devem as escolas aceder ao site do PNC.
- Qualquer dúvida e/ou esclarecimento complementar pode ser solicitado através do endereço eletrónico pnc@dge.mec.pt, ou através do telemóvel 966 199 573.

 

Fonte: PNC/DGE