Portuguesa SandSpace vence Prémio do Público numa das maiores competições mundiais de aplicações
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Portuguesa SandSpace vence Prémio do Público numa das maiores competições mundiais de aplicações
A SandSpace, aplicação que permite indicar e conhecer os níveis de ocupação do areal de 685 praias marítimas e fluviais de todo o país, acaba de vencer o Prémio do Público no Apps for Good UK, uma das maiores competições mundiais de aplicações.
A SandSpace era a única aplicação portuguesa criada por jovens finalistas na competição do Apps for Good UK, o programa educativo tecnológico que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações para resolverem problemas sociais, que este ano – devido ao Covid-19 – foi inteiramente online e que recebeu as aplicações criadas neste ano letivo em todos os países, pela primeira vez, tornando-se assim na maior competição mundial de aplicações.
De um total de 15 equipas finalistas, distribuídas por 5 categorias, a SandSpace estava a competir na categoria ‘Founders & Leaders’.
Criada pelos alunos Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, São João da Madeira, a SandSpace surgiu no âmbito do programa Apps for Good em Portugal e no contexto atual da pandemia do Covid-19, permitindo aos utilizadores de 685 praias nacionais indicarem e saberem os níveis atualizados de ocupação do areal, atualizados permanentemente, e que conta já com a parceria da Agência Portuguesa do Ambiente.
Disponível para download na Google Play Store, o mapa da SandSpace abrange toda a costa continental, bem como a dos arquipélagos dos Açores e Madeira. São os utilizadores de cada espaço balnear a fornecer à app os dados sobre a sua ocupação humana, para que o software os converta num indicador gráfico em que verde significa pouca densidade, amarelo indica um número já considerável de banhistas e vermelho traduz uma lotação limite.
Lançado pelo CDI Portugal, o Apps for Good é um programa que pretende seduzir jovens (entre os 10 e 18 anos) e professores para a utilização da tecnologia como forma de resolver os seus problemas, propondo um novo modelo educativo mais intuitivo, colaborativo e prático. O objetivo do programa é desenvolver aplicações (apps) para smartphones e tablets que possam contribuir para a resolução de problemas relacionados com a sustentabilidade do mundo em que vivemos.
A operacionalização do programa decorre ao longo do ano letivo, onde professores (de todas as áreas disciplinares) e alunos têm acesso a conteúdos online com uma metodologia de projeto de 5 passos. Para apoiar no desenvolvimento do projeto, os participantes têm acesso a uma rede de especialistas que se ligam online à sala de aula, para prestar todo o apoio de esclarecimento de dúvidas. O modelo de implementação poderá ser em regime curricular ou extracurricular.