Programa Escolas Bilingues – Atualização 2021/2022
Content links
Programa Escolas Bilingues – Atualização 2021/2022
A aprendizagem integrada de conteúdos curriculares e língua, promovida através de abordagens como o ensino bilingue e/ou Content and Language Integrated Learning (CLIL), tem sido desde há largos anos recomendada pela União Europeia como uma das formas mais eficazes de aprendizagem de uma língua estrangeira. Em colaboração com diversas instituições externas, o Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), tem vindo a implementar projetos e programas de Línguas Estrangeiras e ensino bilingue e/ou CLIL.
No âmbito da língua inglesa, o ME, através da DGE, implementa, em parceria com o British Council Portugal, e com o acompanhamento da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE), o Programa Escolas Bilingues/Bilingual Schools Programme em Inglês (PEBI), abrangendo crianças e jovens desde a educação pré-escolar até ao 3.º ciclo do ensino básico (CEB).
Em 2021/2022, no âmbito de um edital de candidatura anual, o Programa passou a abranger não apenas agrupamentos de escolas da rede pública, mas também estabelecimentos de educação e ensino da rede privada que ministrem exclusivamente o currículo português. Foram, assim, selecionados para integrar o PEBI os seguintes estabelecimentos:
- AE de Loureiro, Oliveira de Azeméis
- AE Santos Simões, Guimarães
- Colégio Oceanus, Vila Nova de Gaia
- Conservatório Regional de Música da Covilhã
- AE Monte da Lua, Sintra
- Saídos da Casca II, Lisboa
- Jardim Infantil Nossa Senhora da Conceição, Beja
- AE D. Dinis, Quarteira
O PEBI conta atualmente com 33 estabelecimentos, 29 da rede pública e 4 da rede privada, distribuídos por todas as regiões de Portugal continental.
Para mais informações, consulte https://www.dge.mec.pt/programa-escolas-bilinguesbilingual-schools-programme.