Programa Escolas Ubuntu

Content links

Programa Escolas Ubuntu

Convite para participação nas Academias de Liderança Colaborativa

(Dirigido a Diretores/as / Presidentes de CAP e restantes membros da direção)

 

No âmbito do Plano 21|23 Escola+ encontra-se em desenvolvimento a Ação Específica 1.6.2 - Programa para competências sociais e emocionais, fazendo parte de um conjunto de medidas que procura dar respostas à necessidade de recuperação de aprendizagens e garantir que ninguém fica para trás, https://escolamais.dge.mec.pt/.

Decorrente deste enquadramento, a Direção-Geral da Educação (DGE), em parceria com o Instituto Padre António Vieira (IPAV), lançou para os nos anos letivos 2021-2022 e 2022-2023, o programa Escolas Ubuntu.

O programa ESCOLAS UBUNTU visa proporcionar a cada Agrupamento de Escolas (AE)/Escolas não agrupadas (ENA) aderente a realização da ACADEMIA DE LÍDERES UBUNTU para os seus estudantes, tendo em vista o desenvolvimento de competências socio emocionais, como o autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e sentido de serviço. 

O programa ESCOLAS UBUNTU contempla, ainda, a atividade das Academias de Liderança Colaborativa que integra o conjunto de ações do programa Escolas Ubuntu e é dirigida a diretores ou membros da direção de AE / ENA aderentes ao programa Escolas Ubuntu ou que queiram vir a aderir ao projeto. Espera-se a participação de um elemento de cada AE/ENA.

Salienta-se que, para os AE/ENA já aderentes ao programa Escolas Ubuntu, a atividade, não sendo de participação obrigatória, constituí uma oportunidade única para dar continuidade e reforçar o compromisso assumido com o programa.

Serão disponibilizados dois módulos de capacitação:

 

Módulo I (inicial) – Competências de um/a líder colaborativo/a

5 seminários: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço

Opção para quem vai iniciar este processo de capacitação

 

Módulo II (avançado) – Fatores críticos de sucesso para a colaboração na Escola

5 seminários: Liderança, Comunicação, Participação, Avaliação e Confiança 

Opção dirigida apenas para quem já frequentou o Módulo I.

 

Os seminários acontecerão online, através da plataforma Zoom, entre as 9h30 e as 12h30; 14h00 e as 17h00.

Para mais informações sobre os módulos e o programa, consultar documento anexo. Inscrições em https://forms.gle/95fjpA6LSVnaUbJc6