Projeto MAIA: Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica
Content links
Projeto MAIA: Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica
O Projeto MAIA materializa uma política, enquadrada no contexto da Autonomia e Flexibilidade Curricular, que visa melhorar as práticas pedagógicas das escolas e dos seus professores no domínio da avaliação e, consequentemente, as aprendizagens dos alunos.
No seu primeiro ano de implementação, contou com a participação de 88 Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE), o que se traduziu na organização de 88 Oficinas de Formação, envolvendo 1555 formandos, docentes de todos os níveis de escolaridade, que conceberam e elaboraram 287 Projetos de Intervenção correspondentes ao envolvimento de cerca de 275 Agrupamentos de Escolas/Escolas não Agrupadas (AE/ENA).
Para além das referidas 88 Oficinas de Formação que foram diretamente acompanhadas, monitorizadas e apoiadas pelo projeto, os CFAE tomaram a iniciativa de constituírem mais 87 Oficinas de Formação que, ainda que não tivessem sido diretamente acompanhadas pelo projeto, utilizaram os mesmos materiais e as mesmas metodologias e recomendações relativas à sua organização e desenvolvimento. Desta forma, o Projeto MAIA teve uma abrangência que envolveu mais de 3000 docentes formandos, em cerca de 400 AE/ENA, que produziram cerca de 400 Projetos de Intervenção.
O Projeto MAIA integrou, desde o seu início, uma componente de investigação desenvolvida com o objetivo de descrever o que aconteceu durante o processo de desenvolvimento do Projeto nas dimensões: processos e dinâmicas de formação; acompanhamento e monitorização; caracterização dos principais intervenientes e descrição do trabalho realizado pelos formandos.
Concluída a primeira etapa do projeto, que tem já sequência no presente ano letivo, divulga-se o relatório “Para Uma Avaliação Pedagógica: Dinâmicas e Processos de Formação no Projeto MAIA (2019-2020)”, que, estamos certos, poderá constituir-se como um meio que permita suscitar a discussão sobre uma diversidade de questões relacionadas com o domínio do conhecimento da avaliação.
Pode aceder à versão online do relatório aqui.