Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

Content links

Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

No âmbito da iniciativa “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola”, promovida pela Direção-Geral da Educação (DGE) e pela Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, estão disponíveis os resultados das candidaturas apresentadas por Agrupamentos de escolas, Escolas não agrupadas, públicas ou privadas, e Escolas Profissionais em:

https://clubes.cienciaviva.pt/mapa

São 237 os Clubes que nesta fase integram a “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” e abrangem todos os distritos de Portugal Continental e, aproximadamente, 40% dos concelhos nacionais. Também há Clubes em escolas das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores e em Escolas Portuguesas no estrangeiro. 

Os Clubes Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências e das técnicas. 

Pretende-se fomentar a interdisciplinaridade, a abertura das escolas à comunidade, a articulação entre ciclos e entre escolas e o estabelecimento de parcerias sólidas com instituições várias, nomeadamente instituições científicas e de ensino superior, autarquias, centros Ciência Viva, empresas com I&D, museus e outras instituições culturais.

Em dinâmicas próprias da “Rede de Clubes Ciência Viva na Escola” promover-se-á um intercâmbio e uma partilha de recursos e de conhecimentos entre as entidades que a integram. Os Clubes terão acesso, entre outras iniciativas, a um conjunto de ações de capacitação para os professores envolvidos e, numa fase mais avançada da iniciativa, a um fórum nacional de projetos.