Relatório das Provas de Aferição de 2022
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Relatório das Provas de Aferição de 2022
O Ministério da Educação tem investido na produção de indicadores que permitem uma análise mais integrada do desempenho do sistema educativo.
O trabalho sistemático desenvolvido permite analisar não apenas taxas absolutas de sucesso/insucesso, mas também o perfil de desempenho dos alunos em cada disciplina e a sua variação entre anos.
Os dados das Provas de Aferição constituem informação muito importante para a consolidação das linhas prioritárias de atuação do Ministério, relativas à qualidade das aprendizagens dos alunos, assumindo particular relevo no quadro da avaliação de impacto das ações do Plano de Recuperação de Aprendizagens.
Nesse âmbito, encontra-se disponível na Página do IAVE – Instituto de Avaliação Educativa, o relatório Provas de Aferição do Ensino Básico 2022 – Resultados Nacionais, do qual o Ministério da Educação destaca:
- O desempenho dos alunos revela uma melhoria global, que abrange a maioria dos domínios curriculares aferidos, sendo que as variações (2019-2022), em vários desses domínios, indiciam uma tendência de recuperação das aprendizagens;
- Os resultados relativos a Matemática do 5.º ano acompanham genericamente a evolução, mas mantêm uma percentagem de desempenho esperado baixa. Na prova de 2.º ano verifica-se uma melhoria dos vários subdomínios da Matemática e resultados mais baixos na organização e tratamento de dados;
- Os dados das provas performativas mantêm resultados em linha com os anos anteriores;
- Na desagregação por NUTS III, verifica-se que as regiões Norte e Centro apresentam de novo os melhores resultados por domínios, sendo acompanhadas pela Área Metropolitana de Lisboa nos resultados a Português do 8.º ano.
As Provas de Aferição constituem um de vários instrumentos que têm vindo a ser desenvolvidos pelo Ministério da Educação para a monitorização da recuperação das aprendizagens.
Estes dados devem ser analisados na sua complexidade, em conjunto com os dados recolhidos no âmbito da avaliação interna das escolas, dos restantes instrumentos de avaliação externa das aprendizagens e dos estudos internacionais em que Portugal participa.
As Provas de Aferição, por conterem dados desagregados e qualitativos, têm permitido que as escolas adotem, em função da análise dos resultados, estratégias próprias para o acompanhamento dos alunos.
Todo este trabalho tem sido apoiado pelo IAVE, através do projeto PAR e da publicação do GPS – Guia de Práticas e Sugestões, que introduzem sugestões de intervenção em função dos resultados obtidos.