Roteiros com História
Content links
Roteiros com História
No dia 27 de maio, cerca de mil alunos do 3.° ciclo e ensino secundário do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente percorreram o centro da cidade, para conhecer pontos de interesse histórico, no âmbito da atividade "Roteiros com História".
Tratou-se de uma iniciativa organizada pelo Grupo de História daquele Agrupamento de Escolas, com o apoio do Município. Na sequência do mapeamento do património da cidade, os alunos percorreram as ruas da Marinha Grande e tomaram conhecimento "in Loco" do património e da história local, através de pontos de controlo marcados num mapa de orientação, onde tiveram de responder a questões sobre os mesmos. O registo fotográfico dos alunos participantes pode ser consultado no lnstagram "roteiroscomhistoria".
A esta redação a Coordenadora Pedagógica do Grupo de História, Sandra Veiga, referiu "A história é uma ciência que estuda a vida do homem num determinado espaço e através do tempo. A História investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram. Foi neste contexto que os professores organizadores, desenvolveram o projeto "Roteiros com História", para potenciar aos alunos o conhecimento e a compreensão dos lugares e das pessoas que dão identidade à cidade da Marinha Grande, de forma a que os jovens percebam que o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói o seu tempo".
Os "Roteiros com História" tiveram como objetivos desenvolver um espírito crítico e analítico perante o património cultural local; aplicar conhecimentos adquiridos em novas situações; conhecer e aprofundar temas e conceitos gerais mediante o estudo do património local; e respeitar e valorizar o património local na sua diversidade.
O roteiro incluiu passagens pela Praça Guilherme Stephens, Jardim Stephens, Museu do Vidro, Museu Joaquim Correia, Parque da Cerca, Parque Mártires do Colonialismo, Rua Jardim Luís de Camões, Rua António Lopes de Almeida, Largo llídio de Carvalho, Rua António Guerra, entre vários outros locais.
O encerramento da atividade ocorreu no final da manhã de sexta-feira, tendo contado com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira: do vereador João Brito; do diretor do Agrupamento, Cesário Silva; do investigador Gabriel Roldão; dos docentes de história; professores e alunos participantes.