Scirearly - Projeto Europeu para redução do abandono e insucesso escolar

Content links

Scirearly - Projeto Europeu para redução do abandono e insucesso escolar

A Direção-Geral da Educação, em conjunto com instituições de mais dez países europeus, nomeadamente seis universidades e quatro organizações não governamentais, está empenhada em desenvolver o projeto SCIREARLY. Este projeto, desenvolvido a três anos, de 2022 a 2025, é financiado pela Comissão Europeia e coordenado pela Universidade de DEUSTO, Bilbao. Tem por objetivo pesquisar e identificar as causas do insucesso escolar, sistematizar e replicar políticas e boas práticas, com base em pesquisas científicas que, comprovadamente, reduzam o insucesso nas competências básicas, incluindo as digitais, ao mesmo tempo que promovam aspetos psicoemocionais e de bem-estar, contribuindo  para reduzir o abandono escolar precoce na Europa.

Utilizando diferentes métodos e abordagens interdisciplinares, este projeto destaca políticas e práticas específicas, alinhadas com as políticas educativas nacionais, que garantam que os alunos atinjam o previsto nas áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, numa escola inclusiva para o sucesso de todos os alunos. ​

Este objetivo de redução do abandono e insucesso escolar, a nível europeu, significa que a conceção, implementação, análise e divulgação do Projeto serão fundamentadas num diálogo com todos os parceiros, mobilizando mais e melhores recursos. O Scirearly acredita que, em conjunto, se pode contribuir para melhores oportunidades de vida para as crianças e jovens nas escolas de toda a Europa.

Para mais informações, aceda ao site e às redes sociais do projeto.