Seminário - Capacitação Digital Das Escolas: Apoio e Monitorização do Trabalho em Curso”

Content links

Seminário - Capacitação Digital Das Escolas: Apoio e Monitorização do Trabalho em Curso”

Nos dias 19 e 20 de novembro foi dinamizado pela Direção-Geral da Educação o Seminário “Capacitação Digital das Escolas: Apoio e Monitorização do Trabalho em Curso”, dirigido a Embaixadores Digitais.  

Neste evento foi promovida uma reflexão conjunta em torno das ações realizadas/a realizar no âmbito da capacitação digital das escolas, bem como um debate sobre os principais desafios que se colocam ao trabalho dos Embaixadores Digitais.    

O Seminário foi dinamizado no âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital (Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020), que prevê o desenvolvimento de um Programa de Digitalização para as Escolas, integrando diferentes dimensões, e que visa capacitar e motivar os docentes para desenvolverem e melhorarem as suas competências digitais, permitindo-lhes recorrer, com confiança, às tecnologias digitais, colocando-as ao serviço de uma educação e formação de elevada qualidade. O referido Plano prevê, ainda, que as escolas definam a sua própria estratégia global de desenvolvimento digital, considerando diferentes dimensões, através da construção e implementação do seu Plano de Ação de Desenvolvimento Digital (PADDE). 

Este evento, com a duração de dois dias e que decorreu no Vimeiro, proporcionou um momento de capacitação intensivo, promovendo a interação entre pares e a consequente construção de Comunidade. Deste modo, foi possível incentivar o debate e fomentar a reflexão, permitindo delinear estratégias de implementação, acompanhamento, monitorização e avaliação da capacitação digital das escolas. 

Em breve iremos disponibilizar todos os materiais relacionados com o Seminário na página eletrónica: https://digital.dge.mec.pt/eventos/seminario-capacitacao-digital-das-escolas-apoio-e-monitorizacao-do-trabalho-em-curso 

Caso considerem oportuno, poderão divulgar o evento e os materiais a ele associados nos diversos canais das instituições que representam, utilizando a seguinte hashtag: #escola.digital