Visita de estudo do Tokyo Metropolitan Government a escolas bilingues

Content links

Visita de estudo do Tokyo Metropolitan Government a escolas bilingues

Entre 14 e 16 de outubro de 2025, o Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) acolheu a visita de estudo de uma delegação do Governo Metropolitano de Tóquio, Japão, visando conhecer e analisar práticas de referência no ensino da língua inglesa em Portugal.

Na organização desta visita participaram diversos organismos – Direção-Geral da Educação, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, Secretaria-Geral da Educação e Ciência, escolas –, bem como o British Council Portugal, nosso parceiro no Programa Escolas Bilingues em Inglês (PEBI)/Bilingual Schools Programme (BSP),  para ir ao encontro dos objetivos da referida delegação. Neste âmbito, a visita incluiu:

Nas instalações da DGE

 • A apresentação do sistema educativo português com enfoque na aprendizagem, ensino e avaliação de inglês;
 • A apresentação do Programa Escolas Bilingues em Inglês, enquanto oferta de referência de educação/ensino bilingue e CLIL (Content and Language Integrated Learning):
   - Que proporciona aos alunos envolvidos níveis de proficiência mais elevados nesta língua; 
   - Que se constitui como uma resposta complementar ao Português Língua Não Materna (PLNM), apoiando o acesso de crianças e alunos migrantes ao currículo;
   - Que apoia a equidade e a inclusão social (por ex., migrantes e refugiados);
   - Cujos docentes têm acesso a formação em CLIL de elevada qualidade, dinamizada por especialistas do British Council;
   - Cujas escolas são apoiadas com documentação e atividades de monitorização;
• A apresentação da delegação, respetivas funções e partilha de informação sobre o ensino de inglês em Tóquio.

Nas escolas

 • A contextualização do PEBI e respetiva evolução em cada escola (AE de Carcavelos, AE de Paço de Arcos e AE Elias Garcia, Almada);
 • A observação de práticas pedagógicas e didáticas de referência na educação pré-escolar, nos 1.º, 2.º e 3.º CEB;
 • Uma sessão de reflexão e partilha de questões, junto de alunos e docentes.

O feedback da delegação visitante foi muito positivo e foram exploradas possibilidades de geminação e intercâmbios entre escolas japonesas e portuguesas, bem como de retorno sobre o impacto desta visita na melhoria da proficiência em inglês dos alunos das escolas de Tóquio.

O MECI agradece a todos os envolvidos nesta visita, particularmente às escolas participantes pelo seu empenho e disponibilidade.