Webinar “Consumo Seguro e Responsável”

Content links

Webinar “Consumo Seguro e Responsável”

No âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, designadamente no domínio da Literacia Financeira e Educação para o Consumo, convidam-se os estabelecimentos escolares a participarem, no dia 13 de março de 2024, entre as 17h30 e as 18h30, no webinar “Consumo Seguro e Responsável”.

A APSI – Associação para a Promoção da Segurança Infantil, em colaboração com a DGE – Direção-Geral da Educação, irá dinamizar uma sessão online dirigida à comunidade educativa, em particular aos docentes do 3.º CEB, para apresentação do recurso “Consumo Seguro e Responsável: Guia para Sessões de Educação para Crianças e Jovens (3ºCEB)”, desenvolvido pela APSI e apoiado pelo Fundo para a Promoção dos Direitos do Consumidor.

Este Guia constitui-se como mais um recurso educativo ao dispor da comunidade educativa, contribuindo para promover e apoiar os docentes do 3.º CEB na abordagem da temática do Consumo Seguro e Responsável no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Pretende-se fornecer ferramentas aos docentes para a capacitação dos/as alunos/as para um comportamento e um consumo seguro e responsável em diferentes contextos, particularmente, no ambiente online, destacando-se como principais metas a sua proteção relativamente a práticas abusivas e fraudulentas, a formação de consumidores conscientes dos seus direitos e do impacto que as suas decisões têm na sua própria segurança, na saúde de todos, no ambiente e na sociedade.

Esta sessão será uma oportunidade para dar a conhecer aos professores este recurso e esclarecer questões que possam surgir relacionadas com a sua utilização em sala de aula.

O webinar “Consumo Seguro e Responsável”, é dirigido à comunidade educativa, especialmente professores do 3.º CEB, mas também outros técnicos/as e profissionais de educação com especial interesse nesta matéria. Conta com a participação de, entre outros oradores, um docente e alunos/as que colaboraram nas sessões-piloto realizadas durante o desenvolvimento do Guia.

A inscrição neste webinar é gratuita, mas obrigatória e não pressupõe a emissão de certificado/declaração de participação, nem o envio de documentação.